Novamente o período que coincide com o dia de pagamento para a maioria da população foi de aumento nas vendas. De acordo com dados Nielsen, o chamado varejo moderno, grupo que inclui os diferentes formatos do autosserviço alimentar, o segmento de atacarejo e as redes de farmácia, registrou avanço de 15,3% entre os dias 4 e 10 de maio.
Todas as cestas de produtos contribuíram para a alta no período. Um dos destaques foram os alimentos, com alta de 15,7%. Houve, por exemplo, incremento de 30,3% nas vendas de chocolate, com forte impacto do Dia das Mães. Leite Condensado cresceu 27,7%, enquanto bolachas/biscoitos registrou avanço de 12,9% e leite em pó de 10,2%.
Com o abastecimento das despensas, entre os dias 4 e 10 maio, as compras de Commodities aumentaram 14,3%, com alta em todos os produtos básicos que integram a cesta. Destaque para o crescimento nas vendas de Arroz (+22,4%), Feijão (+20,6%), Óleo (+18%), Café em Pó (+16,3%) e Açúcar (+14,6%).
Industrializados Perecíveis também seguem com boa performances. A busca foi maior para Margarina (+22,6%), Iogurte (+13,7%), Carnes Congeladas (+14,7%) e Pão de Queijo (+13,7%). Já os perecíveis Frescos cresceram 12,6% no total, com as altas mais significativas para Cortes Bovinos (+11,9%), Cortes de Frango (+14,9%), Industrializados de Carne (+10,4%) e Vegetais e Saladas (+18,8%). Somente as vendas de cortes Bovino e Frango, juntos, somam 40% do crescimento da cesta.
Fonte: SA Varejo