Ao contrário do que alguns podem pensar, o trabalho de prevenção de perdas vai muito além do que saber as causas que levaram um supermercado a perder um determinado produto na gôndola. Ele envolve estratégia, um bom processo de inventário e de gestão de estoque, além de um trabalho eficiente de registro no caixa, entre outras medidas, para que se apure corretamente as causas das quebras e se evite prejuízos. Somente em 2019 foram identificadas mais de 40 causas operacionais de perdas nas lojas físicas, por exemplo.
Em outras palavras, como Carlos Eduardo Santos, presidente da ABRAPPE (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) definiu na live da SuperVarejo de ontem (dia 25). ”Trata-se de quebrar paradigmas, agregando mais valores para a empresa e promovendo uma gestão mais eficiente do patrimônio. Assim como não adianta só vender sem gerar caixa para a companhia, nós entendemos, como profissionais, que a prevenção de perdas passa pelo conceito de perda ampliada, que inclui descobrir as causas que levam, por exemplo: à perda de uma venda, às perdas administrativas como o desperdício de água, às perdas financeiras e de produtividades, entre outras”, esclarece.
De acordo com ele, estudos recentes revelam que os supermercados registraram um índice de ruptura de aproximadamente 10% e que, portanto, os custos com as oportunidades são muitas vezes maiores do que os custos com as perdas dos produtos. “Além de conhecer os números de quebra, baixa no estoque ou perda por inventário, é preciso haver um bom processo para contabilizar tudo isso. Temos que ter um demonstrativo com as relações de ganhos e perdas e sermos os protagonistas que vão ajudar as empresas a ganhar mais e a proteger o seu lucro. Isso é o que define o conceito de perda ampliada, sem deixar de olhar para a perdas tradicionais”, explica.
Para isso, junto com a ABRAPPE, Santos vem inclusive realizando alguns eventos no setor. “É preciso ampliar esse conceito porque perder nem sempre é o principal problema. A questão é não ter estratégia de perda, detalhe que muitas vezes faz com que algumas empresas priorizem mais as vendas e se esqueçam do restante da gestão”, fica o alerta.
Confira os melhores momentos desse bate-papo:
Fonte: Super Varejo