O “Programa Super Parceiros” lançado em 2018, pela AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados -, SENAC – Serviço Nacional do Comércio -, SINDSUPER – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande -, FECOMÉRCIO/MS – Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul – e o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul -, encerra com grande sucesso no setor supermercadista os cursos de 2019.
O encerramento dos trabalhos do ano se deu com o curso “Trilha de RH para Supermercados”, no dia 21 de novembro, na sede do SENAC/MS à Rua Antônio Maria Coelho, 3.368, após 11 encontros e uma consultoria para cada participante em seu respectivo local de trabalho. O curso foi programado com objetivo de ajudar os gestores de Recursos Humanos e também levar melhorias para as empresas com uma gestão mais atualizada às empresas supermercadistas.
Participando como convidada, a Super Madrinha da turma Maria Marlene Miranda Torquatto, Gestora de Recursos Humanos da rede de Supermercados Legal, há mais de 19 anos, revelou experiências de sua vida profissional e presenteou os participantes com várias dicas sobre RH. Marlene descreveu sua trajetória profissional, apresentou currículo e expôs as melhorias implantadas na empresa.
“O setor supermercadista sempre necessitou deste tipo de curso, estou falando isso porque trabalho há 19 anos na Rede de Supermercados Legal, e sei como é grande a rotatividade de funcionários. Agora que vocês receberam todos esses ensinamentos, precisam colocar em prática, no começo não é fácil, mas com o tempo todos conseguirão ganhar a confiança dos seus chefes ou gestores para executar tudo o que foi passado aqui. Os meus parabéns aos idealizadores deste projeto e que as turmas aumentem cada vez mais”, desejou Marlene.
Por sua vez o professor Carlos Darc, com mais de 23 anos de experiência no ramo destacou a evolução no nível de conhecimento dos alunos participantes. “Como realizar a elaboração de planejamentos de cargos e salários, os indicadores de RH, contratações por competência e também as dinâmicas do dia a dia. A turma foi muito bem, e nós alcançamos muitos avanços com a ajuda das consultorias in loco”, apontou o professor.
Para a consultora e Gestora de Negócios do SENAC, Carmem Santa Cruz, que coordenou o trabalho desde o seu inicio, “a parceira entre as entidades deu super certo e nós esperamos ter muitas turmas deste curso e de outros que ainda estão por vir, em 2020”, comemorou.
Depoimentos
Os alunos ficaram muito empolgados com os resultados, mas concluíram o curso sabendo os bons efeitos vem com o tempo.
“O curso nos trouxe muitas experiências, consegui encontrar várias formas de melhorar e executar o meu trabalho além de buscar novas soluções, proporcionar um ambiente melhor, e claro ajudar também os funcionários de chão de loja”, declarou Simone Aparecida, do Supermercado Pag Poko.
“Com o curso de RH nós conseguimos perceber a importância de traçar estratégias de planejamento, organogramas e contratações de funcionários. A consultoria também ajudou na identificação das falhas do setor e também nas qualidades. A continuação do curso irá ajudar muitos profissionais do setor”, apontou Rodrigo Miranda, do Supermercado Gaúcho.
Assessoria de Comunicação AMAS