Nielsen traça três horizontes distintos para a volta das atividades econômicas e seu impacto na confiança do consumidor. Conheça as variáveis que compõem cada um dos cenários
A Nielsen, empresa global de informação, dados e pesquisa, identificou três possíveis cenários temporais sucessivos para a retomada das atividades a partir do segundo semestre de 2020. As previsões foram realizadas a partir da Inteligência de Dados da empresa e levando em conta as variáveis como desemprego, vendas de bens de consumo de giro rápido, a resposta dos governos à pandemia da Covid-19 e o comportamento do consumidor. A partir do cruzamento dessas informações, chegou aos seguintes horizontes futuros:
Dentro de cada um desses cenários, tanto a confiança quanto a cesta de compras dos consumidores passarão por mudanças que afetam os negócios. Entre os componentes que devem ser impactados nestes horizontes de consumo, segundo a Nielsen, são: tamanho das embalagens, escolha das marcas e origem dos produtos, que devem se ajustar às circunstâncias econômicas do momento, levando em conta principalmente critérios como saúde e segurança.
No primeiro cenário, chamado de “Retomar”, se concentraram as variáveis que são determinantes para conquistar a confiança do consumidor. Ele compreende os três primeiros meses da quarentena e o que pesou na decisão dos consumidores.
Já o cenário seguinte, “Reiniciar” compreende o momento em que estamos vivendo, seis meses após a instituição do isolamento social, principalmente no Ocidente (pós-março 2020).
O horizonte final é “Reinventar”, e talvez seja um dos mais desafiadores. Previsto como meta inicial para a primeira metade de 2021, este cenário irá acentuar os comportamentos vislumbrados nos períodos anteriores.
Fonte: APAS SHOW