Entre outras consequências, a pandemia da Covid-19 tem mostrado o quanto a transformação cultural e digital dentro das empresas tem sido essencial. E sendo assim, quem não está com esse processo em andamento precisa olhar de forma mais urgente para essa transição, já que é o mundo digital que vem mantendo a maior parte das companhias em funcionamento.
No caso do GPA, maior varejista alimentar da América do Sul, essa transformação digital já vinha acontecendo há alguns anos. Mas desde que se tornou parceiro do Cubo Itaú, hub de empreendedorismo e inovação, em 2019, esse processo tem acelerado ainda mais a transformação digital da companhia, no que se refere às soluções ligadas ao desenvolvimento de iniciativas tanto para os clientes, quanto para a operação das lojas e as áreas de negócio corporativas.
Com a crescente demanda dos clientes pelos supermercados, considerados atividades essenciais no atual cenário, e o afastamento dos colaboradores que fazem parte de grupos de risco, houve a necessidade de complementar o quadro, por meio da contratação de temporários, por exemplo. O desafio era conseguir, em pouco tempo, selecionar mais de 5 mil pessoas para atuar nas lojas e na operação dos e-commerce do grupo (além das operações do James, serviço de entrega rápida, e da Cheftime, empresa de soluções gastronômicas, ambas startups adquiridas pelo GPA nos últimos dois anos).
Com o apoio da Gupy, startup de recrutamento de pessoas que se tornou parceira do GPA por meio do ambiente de inovação do Cubo, em dois dias a plataforma para seleção estava no ar e foram registrados mais de 50 mil candidatos em apenas três dias de inscrição. A partir dessa parceria, houve também uma modernização e simplificação do processo seletivo, melhorando a experiência dos candidatos e otimizando o trabalho do time de Recursos Humanos que atua na seleção.
“A parceria com o Cubo Itaú possibilita uma excelente troca com as startups e contribui para acelerarmos ainda mais o processo de transformação digital do GPA. Inclusive, essa troca não se limita a trazer inovação apenas para as lojas Extra e Pão de Açúcar, mas também envolve diversas áreas corporativas, como marketing, serviços financeiros, TI, e-commerce, financeiro e jurídico. Além disso, foi possível impactarmos a cultura interna da companhia, com mais de 2 mil colaboradores visitando o espaço físico do Cubo antes da pandemia, e identificarmos novas soluções para implementarmos rapidamente no nosso negócio”, explica Otavio Thomé, Head de Inovação do GPA.
A parceria entre ambos também passou por algumas adaptações, por conta das recomendações de isolamento social. Os primeiros contatos com as startups, por exemplo, estão sendo realizados por meios de plataformas de vídeo conferências, e os frutos dessa aproximação já renderam ao GPA o contato com mais de 250 startups, dentro do ecossistema do Cubo, além de publicar mais de 90 desafios de negócio para matchmaking na plataforma do hub. Também fez parte da agenda a participação em mais de 80 eventos voltados à inovação e mais de 200 reuniões estratégicas.
“Soluções digitais passam a ser, sem dúvida, protagonistas nas grandes empresas. As que já faziam essa aposta antes da crise, além de terem sentido menos impacto, conseguiram oferecer alternativas de forma mais ágil para seus clientes. É esse olhar para o digital que irá definir o sucesso das companhias no novo normal, se tornando estratégia central. O que era apenas uma onda de inovação, hoje se tornou um tsunami”, afirma Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú.
Um dos exemplos dessas relações é a parceria com a Looqbox – ferramenta de BI para acompanhar as vendas online, que disponibiliza diversas informações para o time financeiro, como vendas e margem por unidade de negócio ou praça, números de estoque, entre outros dados que podem ser acessados a qualquer hora, na palma da mão (mobile) ou no computador. A ferramenta trouxe mais agilidade e assertividade na tomada de decisões diárias, ao ponto do GPA utilizar pela primeira vez uma ferramenta de BI, disponibilizada para todas as suas lojas no Brasil, além da sede da companhia em São Paulo, e ajudar a democratizar os dados de BI para os colaboradores.
Além disso, a ferramenta se tornou uma das mais estratégicas da companhia e possui a capacidade de gerar 125 tipos de relatório. Por isso, mais de 2 mil colaboradores têm acesso à plataforma que, atualmente registra, em média, mais de mil usuários ativos.
Fonte: Super Varejo