De acordo com os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), os brasileiros compraram R$ 35,2 bilhões em produtos pela internet apenas nos primeiros três meses de 2021, registrando um crescimento de 72,2% em comparação com o montante gasto no mesmo período de 2020. A quantidade de pedidos realizados no primeiro trimestre foi de 78,5 milhões, cerca de 54,7% a mais do que o valor apurado em 2020. Esses dados mostram que, apesar de optar por compras pela internet pela questão da segurança, a população também entendeu isso como um benefício quando se trata de tempo e comodidade, e utilizar o e-commerce passou a ser algo mais frequente em seu dia a dia.
Mesmo diante de um crescimento exponencial das oportunidades, é preciso planejar o aprimoramento contínuo do comércio eletrônico, para chamar a atenção do consumidor e fazê-lo escolher sua loja entre tantas opções disponíveis.
Pensando nisso, o Hortifruti Dia a Dia, que fica na capital paulista, fechou parceria com o iFood, para trabalhar com as vendas online. Hoje, elas representam 5% do faturamento, mas a projeção é dobrar esse número nos próximos meses, entregando com mais agilidade ao consumidor final.
Já o Mundial, tradicional rede de supermercados carioca, afirma que precisou se reinventar e buscar inovações tecnológicas. Atualmente, a rede trabalha em conjunto com o aplicativo de delivery Rappi, o que permitiu expandir os serviços para outras regiões do Rio de Janeiro, para abarcar também as Zonas Oeste, Sul, Norte e o Centro da cidade.
Segundo a analista de marketing do Mundial, Vanessa Leite, a rede recebeu o convite da startup, que já pretendia investir em redes de supermercados regionais no Rio, e considerou uma oportunidade válida. “Com essa parceria alcançamos um novo público, que até então não era o perfil de cliente da nossa rede, os mais jovens. Além disso, acabamos estruturando um novo canal de vendas”, afirma. O usuário pode fazer seus pedidos pela plataforma web ou direto pelo aplicativo.
Fonte: SuperVarejo