60% dos estandes na celebração dos 30 anos no ano vem, já estão comprometidos
Com os principais decisores do varejo de abastecimento do Mato Grosso do Sul, a AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados – e o SINDSUPER – Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Campo Grande-, realizaram a SUPER AMAS 2019 – 29º Congresso e Exposição Sul-Mato-Grossense de Produtos e Serviços -, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS).
Foram três dias de atualizações através de palestras auxiliares nas operações de lojas com renomados profissionais, visitas técnicas, relacionamentos e geração de negócios, atraindo 4 mil visitantes entre proprietários, executivos e compradores de grandes, pequenas, médias e microempresas dos segmentos de hipermercados, supermercados, cash & carry (atacarejos), conveniências, mercearias, padarias, indústrias, atacadistas e distribuidores. Universo completo na relação comprador /fornecedor/consumidor.
ALTA PARTICIPAÇÃO
O sucesso foi desenhado a partir do almoço com supermercadistas, que reuniu expressivo número de proprietários associados e executivos no Novo Hotel e se estendeu à Palestra Magna, proferida pelo palestrante internacional Marcos Souza, que diante de um publico de mais de 350 pessoas falou sobre o tema “Seja Extraordinário”, abrindo a programação na tarde de terça-feira (10). Logo depois, o renomado palestrante Maurício Meneghetti, fez uma exposição sobre “Crédito e CRM para Turbinar as Vendas”, palestra técnica sobre as novas tendências do mercado quanto a crédito, CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e como aumentar as vendas na empresa.
SOLENIDADE DE ABERTURA
A solenidade de abertura veio a seguir com os anfitriões, presidentes da AMAS, Edmilson Verati, e do SINDSUPER, Luiz Tadeu Gaedicke, recebendo para compor a mesa de autoridades o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o presidente da ALEMS – Assembléia Legislativa/MS -, Paulo Correa, o vice-presidente do Conselho Consultivo da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados -, Adeilton Feliciano do Prado, o vice presidente da Fecomércio/MS, José Alcides dos Santos, o presidente da Fiems – Federação das Industrias de Mato Grosso do Sul -, Sérgio Longen – e o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, que representou o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad.
PRONUNCIAMENTOS
Em seu pronunciamento o presidente Edmilson Verati, também falando em nome do colega do SINDSUPER, destacou o gargalo que existe no setor que é a venda de produtos no varejo por ambulantes que utilizam inúmeros meios para chegar ao consumidor, sem pagar impostos. “O comércio informal cresce em todo Estado, são caminhões de FLV, de peixes, de móveis, e tantos outros espalhados pelas cidades e, muitas vezes, sem origem e sempre fazendo venda sem emitir nota fiscal, não empregam e não recolhem impostos gerando uma concorrência desleal para quem está regular”, pontuou. (Veja o discurso completo, clique aqui)
Em seguida o vice-presidente do Conselho Consultivo da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados -, Adeilton Feliciano do Prado, destacou o crescimento de 2,65% das vendas do setor supermercadista nacional no primeiro semestre, e falou das expectativas da entidade para a retomada da economia e da melhoria do ambiente de negócio no Brasil. (Veja o discurso completo, clique aqui)
Sérgio Longen, líder industrial do estado, destacou a organização do evento em apresentar tecnologias e modernização para os supermercadistas. “É um evento extremamente organizado e uma oportunidade de gerar novos negócios para os empresários. Entendemos que o segmento supermercadista vem se modernizando a cada ano, até porque a competitividade é grande e quem não ficar atento às transformações tecnológicas vai ficar para trás. Além disso, a Superamas tem trazido resultados satisfatórios a cada ano e como representante da indústria e industrial faço sempre questão de participar”, afirmou Sérgio Longen, além de sublinhar a participação do SESI, SENAI e IEL, na SUPERAMAS 2019.
O representante da ALEMS, deputado Paulo Corrêa enfatizou a questão da competitividade e justiça fiscal no Estado. “As empresas locais precisam ser reconhecidas e competitivas da mesma forma que as empresas de fora. É preciso ter justiça fiscal e preservar as nossas empresas locais que geram emprego e renda em Mato Grosso do Sul. Neste momento quero pedir licença para montar um grupo de trabalho que venha discutir cada setor: o atacadista e o supermercadista. A Assembléia Legislativa pode ser interlocutora dessa justiça fiscal que a classe empresarial está clamando. Queremos chamar a mão amiga do Governo do Estado a participar conosco e assim, nos disponibilizamos a fazer o instrumento legal que precisa ser aprovado”, disse o presidente da Assembleia.
Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), o desafio em seu Governo é simplificar e desburocratizar as exigências tributárias aos empresários que constroem o Mato Grosso do Sul. “Que possamos continuar crescendo e promovendo o desenvolvimento ao nosso Estado, além de devolvermos cada vez mais à sociedade que paga tributos”, apontou. O Governador fez ainda questão de acentuar o que o presidente da ALMS chamou de “mão amiga” e se apresentou favorável a “discutir se existe algo que preocupa o setor e, em relação a entrada de produtos, já existem uma inteligência fiscal que monitora essa movimentação para que tenhamos uma concorrência mais leal. Estamos atentos a essa discussão”, afirmou Azambuja.
INAUGURAÇÃO DA FEIRA DE NEGÓCIOS
A inauguração da feira de negócios veio logo a seguir, com as autoridades visitando a maioria dos estandes.
Governador Reinaldo Azambuja, na companhia do presidente Edmilson Verati, visita os estandes, conversa com expositores, faz degustação de produtos e conhece de perto a força, o crescimento e o impacto que o setor de supermercados proporciona ao desenvolvimento da economia de Mato Grosso do Sul.
Nos dias que se seguiram ocorreram mais 7 palestrantes e consultores de renome nacional passaram pelo Espaço do Conhecimento: Alexandre Ribeiro, Especialista em Gestão Estratégica ( “Como respirar, pensar e executar Pricing”); Paulo Crapina, Diretor de Relações Institucionais da GS1 Brasil (“Qualidade de Dados no Varejo”); Antônio Claret Nametala, Superintendente da AMIS – Associação Mineira de Supermercados (“Gol de Placa: Sorte ou Competência? Inovação e Coragem como Diferenciais em resultados”); Marcos Altemari, Diretor do Conselho Executivo da ABRAPPE – Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (“Gestão de Perdas para Potencializar os Resultados do Varejo”); Carmem Santa Cruz, Consultora de Gestão e Negócios do SENAC (“Programa Super Parceiros”); Rodrigo Mariano (“Tendências e Perspectivas para a Economia Brasileira”); e a Coaching, Master Daiane Padovan (“Inteligência Emocional”, no Evento Feminino).
Duas VISITAS TÉCNICAS, realizadas nas manhãs de quarta-feira (11) e quinta-feira (12), levaram o total de 90 pessoas que foram distribuídas para visitação no Fort Atacadista Parati e na sede do grupo RFK, fabricante da cerveja Bamboa, em Campo Grande, propiciando contatos com novos modelos de gestão e troca de experiências entre visitantes e visitados.
ALAVANCA PARA 2020
Na feira 48 empresas expositoras preparadas para atender o público supermercadista negociaram cerca de 400 marcas em um espaço de 3.254 m², sendo 20% maior em relação a 2018. Inúmeras novidades em produtos e serviços, principalmente na área tecnológica, foram vistos e negociados a preços e condições exclusivas.
Para o próximo ano cerca de 60% dos espaços foram negociados ainda durante o evento, criando forte expectativa de grande sucesso para 2020 quando a SUPERAMAS completará 30 anos.
SUPERANDO EXPECTATIVAS
“Foi uma edição de efeito altamente positivo. Nossos expositores, patrocinadores e supermercadistas estão de parabéns. Sempre acreditamos na SUPERAMAS e, neste ano, ela nos surpreende em termos de empresas participantes e visitantes”, apontou Adeilton. “Um evento fantástico que foi muito além dos objetivos propostos, superou as nossas expectativas”, exclamou o presidente do SINDSUPER, Luiz Tadeu Gaedicke.
“Fico feliz pelos empresários expositores, supermercadistas, patrocinadores, diretores e colaboradores da AMAS e do SINDSUPER, que com afinco trabalharam pelo sucesso que concretiza a SUPERAMAS como o melhor evento de negócios do varejo de Mato Grosso do Sul”, manifestou o presidente, Edmilson Verati, na ultima noite, durante a entrega de homenagem aos expositores.
Neste momento maior de reconhecimento à confiança e relação harmoniosa em benefício de todos, como quem se despede do cargo, o líder supermercadista complementou: “Feliz também estou por encerrar este ciclo com esta edição geradora de bons resultados, estamos fechando o ano com chave de ouro. Em 2020 tenho certeza que o sucesso será ainda bem maior”, celebrou Verati.
AGRADECIMENTOS AOS PARCEIROS:
Diamante: SEBRAE, GS 1 BRASIL, ATACADO BATE FORTE, SISTEMA FIEMS, SEMAGRO/GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL;
Platina: FECOMÉRCIO/SENAC, GRUPO PROTEGE;
Ouro: MS GÁS, SICREDI, BANCO DO BRASIL.
Apoio: ABRAS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS -, ASMAD – ASSOCIAÇÃO SUL-MATO-GROSSENSE DE ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES -, SINDEPAN – SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA/MS -, TV RECORD, FM97,9 E DIÁRIO DIGITAL.
Assessoria de Comunicação AMAS