Com o objetivo de compartilhar o estudo sobre os impactos da reforma tributária na cesta básica e no consumo das famílias, a Abras – Associação Brasileira de Supermercados realizou uma coletiva de imprensa, com a participação do presidente João Galassi, que destacou os principais pontos do novo texto apresentado no Senado, que traz a política de cashback e a cesta básica nacional isenta.
Alguns pontos considerados importantes para a Abras e que impactam não apenas o setor, mas a população brasileira, foram ressaltados, sendo os prioritários a cesta básica isenta; a cesta básica estendida com redução de 60% + cashback; Hortifruti, frutas e ovos com 100% de isenção; Alimentos para consumo humano com 60% de desconto da alíquota padrão; Higiene com 60% de desconto da alíquota padrão; Saúde menstrual podendo chegar a 100% de isenção e limpeza, com desconto de 60% da alíquota padrão.
A Abras não é contrária ao novo texto. Mas, o presidente João Galassi explicou que se o cashback for transformado em uma cesta estendida, com uma exoneração um pouco maior, isso seria mais eficiente.
Para o presidente da AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados, Denyson Prado, os impactos da reforma tributária na cesta básica e no consumo das famílias é um tema de extrema relevância. “A Abras tem se posicionado e isso é essencial para que a reforma tributária aconteça da melhor forma, tanto para o setor, quanto para a população”.
Denyson Prado reforçou que os impactos devem estar claros para todos. “Estaremos neste debate para minimizar problemas futuros, que a reforma possa causar a todo o setor”.
O presidente da AMAS reforçou que essa isenção ainda está tramitando. “Está sendo votada ainda, por enquanto não está totalmente definido e uma Lei Complementar deverá estabelecer os produtos que são incluídos”.
“Se os supermercados sofrem uma redução dos preços, automaticamente é repassado para os consumidores. Aí, o consumidor será beneficiado com essa redução dos impostos da cesta básica”, finalizou o presidente da AMAS.