Mudança de cultura, quebra de paradigmas ou virada de chave? Seja qual for o termo que você prefere usar, no RH do Confiança Supermercados – rede do interior de São Paulo, com 37 anos de atuação-, aconteceu tudo isso e muito mais, durante a gestão de Liliane Adachi, diretora de RH da rede, antes mesmo da pandemia chegar.
Na verdade ela nos confidenciou, durante a live da SuperVarejo desta terça-feira (dia 18), que esse tipo de mudança já fazia parte da sua carreira profissional, desde que começou a trabalhar na rede, há mais de trinta anos, iniciando sua carrreira na área de Recursos Humanos, depois se especializando em contabilidade e como secretária de diretoria – onde desenvolveu junto com o presidente do Confiança Supermercados, Jad Zogheib, o setor de administração de custos, que era novo no mercado -, e finalmente, passado tudo isso, assumir a área de finanças e controladoria, por 10 anos.
Com uma trajetória dessas, dedicada à área de exatas da empresa, a “Japinha Turca”, como chegou a ser apelidada carinhosamente pelos colegas da empresa, não hesitou em aceitar o novo desafio que ainda iria encarar pela frente: assumir a liderança de uma área de humanas, completamente diferente do que fazia, até então, o departamento de RH. “Nunca fui do tipo que recusa desafios. Acabei levando a visão de investimento, estratégia e resultado, mostrando para o presidente que tudo que era intangível pode ser trabalhado de uma forma tangível. Hoje, depois de quatro anos assumindo a liderança da área, penso que foi a melhor decisão que tomei na minha vida porque aprendi a buscar o equilíbrio entre a razão (exatas) e emoção (humanas). Nosso trabalho não é composto só por dados, mas também pelo lado humano, e acredito ter conseguido contribuir com a equipe de RH, tendo esse outro tipo de olhar”, define.
Sem dúvida, não só a equipe de Adachi saiu ganhando, mas ela também, ao receber o prêmio “Profissional Referência de RH 2020” da Congerhi (Congresso de Gestão e Recursos Humanos do Interior do Centro Oeste Paulista), maior congresso da área, que acontece no interior de São Paulo. “Fui indicada pelos colegas que acompanharam os meus trabalhos, por meio do LinkedIn. Este ano, devido a pandemia, o Congresso foi realizado de forma totalmente digital, o que me fez perceber que ao contrário do que eu pensava, antes da Covid-19, os formatos online também são capazes de aproximar as pessoas. Mesmo a distância, senti todo o carinho das pessoas durante a premiação. O que significa que esse novo tipo de contato não é tão frio quanto eu imaginava. Ou seja, esse paradigma também está sendo quebrado durante esse novo cenário que vivemos”, define.
Antenada a este novo movimento tecnológico, promovido pelo isolamento social decorrente da pandemia, a equipe de Adachi atualmente tem procurado implantar novas ferramentas virtuais que já lhe renderam, por exemplo: treinamentos feitos atualmente por gameificação (com formato de games pelo celular); o aumento cinco vezes maior no número de contratações, nos últimos dois meses, por conta do crescimento do e-commerce da rede; e o engajamento de mais de 90% dos colaboradores no treinamento da Cipa (na comparação do ano passado, quando o formato era presencial). Tudo isso depois que essas novas ferramentas online foram recentemente implantadas.
“A pandemia nos fez implementar de vez esses projetos, de forma rápida e eficiente. Além disso, o nosso e-commerce teve que se reinventar para conseguir dar conta dos pedidos e contou com o apoio total de todos os nossos colaboradores, que por tabela, precisaram realizar treinamentos rápidos. Ou seja, esses tipos de ferramentas nos ajudaram inclusive a mensurar melhor os resultados e gaps e os treinamentos à distância contribuíram para a resolução de grande parte dos problemas. Sem dúvida, eles vieram para ficar”, conclui.
Fonte: Super Varejo