O presidente da AMAS, Edmilson Verati, empresário do setor supermercadista de Mato Grosso do Sul, recebeu homenagem dos vereadores na Câmara Municipal de Campo Grande, na noite de quarta-feira (9), como “Comerciante de Destaque na Capital”. Foi agraciado com a Medalha Legislativa Visconde de Cairu. A homenagem foi instituída pela Lei 4.849/10, além das Resoluções 1.133/11 e 1.281/18. A solenidade foi proposta pelo vereador Carlão.
O vereador aponta o comércio como gerador de 60% do ICMS do Estado, grande empregador e distribuidor de renda, ao justificar a homenagem aos comerciantes. Na entrevista concedida ao jornalista Isaias do Patrocínio, da AMAS, ele faz importante pergunta para si mesmo e responde: “A cidade não vive sem o comércio e, conseqüentemente, sem os comerciantes. Como vereador em primeiro mandato, cheguei aqui (na Câmara Municipal), havia o “Dia do Comerciário”, muito louvável, mas, e o “Dia do Comerciante”? Não existe o comerciário sem o comerciante, foi então que criei o “Dia do Comerciante” por entender que é uma classe que fomenta a cidade e faz o crescimento de emprego e renda”, fundamentou Carlão.
A Medalha tem objetivo de reconhecer os relevantes serviços prestados por todos os empresários comerciantes, na venda de produtos e serviços. Conforme a resolução, a homenagem “é concedida a empresários que tem um negócio e se destacam pelas qualidades de coragem, empreendedorismo, criatividade e inovação, que faz com que possam enfrentar as inúmeras exigências do consumidor cotidianamente, sendo uma das classes mais competitivas”.
“Fico muito honrado de estar representando parte do comércio ao receber esta homenagem de grande relevância que é a Medalha Visconde de Cairu, recém instituída pela Câmara Municipal de Campo Grande, através do vereador Carlão e com o apoio dos demais legisladores municipais em reconhecimento aos esforços dos empreendedores comerciantes que contribuem com o desenvolvimento de nossa Capital”, afirmou Verati, ao receber a honraria.
O nome dado a Medalha Legislativa homenageia José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por “Visconde de Cairu”, considerado o Patrono do Comércio Brasileiro. Ele foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, antes totalmente dependente de Portugal.
Para o supermercadista, “hoje estamos precisando de mais Viscondes de Cairu, para alcançarmos mais liberdade nas relações econômicas tanto interna como externa”, observou.
A importância do comércio
Oradores enalteceram o papel do comércio. ”Essa homenagem muito nos alegra e nos enche de orgulho. Temos em nossa Capital um comércio forte, erguido por famílias, homens e mulheres, que colocam amor, determinação, e uma dose gigantesca de coragem no desenvolvimento desse varejo, gerando emprego e renda para a nossa população, mandando viva a economia local”, discursou Inês Conceição Santiago, que falou em nome dos homenageados.
“Aos nossos companheiros comerciantes, nosso carinho e respeito, aos senhores e senhoras que são heróis anônimos. Nossos parabéns. Ficamos extremamente felizes em um momento como este, quando essa Casa de Leis reconhece cada um. Esse reconhecimento é extremamente importante, pois temos uma luta árdua e desconhecida. Sacrificamos tempo com nossos familiares e amigos. Muitos deixam de ver seus filhos crescerem para se dedicarem aos seus comércios”, disse Adelaido Vila, presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas -.
Em sua fala, o vereador Júnior Longo destacou a importância do comércio no desenvolvimento da Capital. “É um dos trabalhos mais antigos do mundo. O comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do nosso país. É muito importante na geração de renda e emprego em Campo Grande. Nossa cidade foi se desenvolvendo, crescendo em volta da Avenida Calógeras, na 14 de Julho. Somos uma força econômica da nossa Capital”, discursou o parlamentar, que falou em nome dos demais vereadores.
“Vocês representam todos os comerciantes de Campo Grande, que aqui fazem um trabalho excepcional. Temos a clareza da relevância que é o setor comercial do Estado. É quem mais arrecada impostos e mais gera empregos. É o setor que representa a economia do Estado”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, no ato representando o governador Reinaldo Azambuja.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Campo Grande