Após as datas festivas de fim de ano, a mais esperada pelos foliões é o carnaval. Neste período as movimentações nas rodoviárias, aeroportos, praias e principalmente nos supermercados aumentam.
Um levantamento da plataforma ShopFully que consultou 1.549 consumidores de todo o país e mapeou o comportamento, intenção de compras e preferências durante os dias de festa no carnaval.
O maior público participante da pesquisa era feminino (61%), com idades entre 30 e 49 anos (67%), 38% dos entrevistados entendem que o ano só começa após o carnaval, dos questionados 50% pretendem curtir a data. No total apenas 40% irão aproveitar a data, sendo que 56% deve ficar em casa/cidade de residência e 44% tem pretensão de viajar com família ou amigos.
Em primeiro lugar ficou a falta de dinheiro como o principal motivo para 39%, dos entrevistados que vão permanecer em casa. Em segundo lugar, 34% vão para os bloquinhos de rua, seguido por 23% que pretendem descansar durante esses dias, apenas 10% afirmaram assistir aos desfiles.
Além do mais, quase 60% dos entrevistados pretendem ir para praia nesses dias, 24% no campo e os demais 26% na cidade. Quando perguntados sobre qual será seu maior gasto no carnaval, disparados 40% pretendem gastar dinheiro com bebidas, seguido por 16% com viagens, 8% com festas e 3% com fantasias e acessórios.
O entusiasmo dos consumidores estará em alta: quase 62% devem gastar até R$500,00 nos quatro dias de folia. Expressivos 32% afirmaram que gastarão de R$1.000,00 a R$2.500,00. Outros 6% esbanjarão mais, reservando mais de R$2.500,00 para o feriado prolongado.
Pesquisa de preços
Para a categoria Fantasias e Acessórios, mais de 35% devem conferir as promoções pessoalmente. Outros 23% disseram procurar em redes sociais, sites/apps de ofertas, comparadores de preços e sites de e-commerce vem em último lugar com equivalentes 12%.
O arremate das compras devem ocorrer, em sua maioria, nos comércios de rua e shoppings, no geral 63% fazem suas pesquisas online e 79% irão comprar em lojas físicas no carnaval.
Como de praxe, a cerveja se destacou recebendo o equivalente a 60% das menções quando a pergunta era qual marca lembra o carnaval: Skol, Heineken, Brahma, Itaipava e Devassa apareceram no ranking top of mind.
Assessoria de Comunicação Amas