No primeiro bimestre de 2022, pesquisa Abras aponta crescimento de 2,26% no consumo nos lares brasileiros
A ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados divulgou a pesquisa de consumo nos lares brasileiros, que apontou alta de 2.26% no primeiro bimestre de 2022, em comparação com o ano anterior.
O crescimento é considerado positivo, mas em ritmo moderado. O indicador de consumo das famílias corresponde a estimativa do setor de supermercados, que prevê para 2022 a alta de 2,80%.
Para o presidente da AMAS – Associação Sul-mato-grossense de Supermercados, Denyson Prado, a alta mostra a reação do setor aos impactos causados pela pandemia e por todo o cenário econômico. “Toda reação, mesmo que moderada, é importante para a retomada econômica do setor”, pontuou.
Comparação
Mesmo com inflação elevada e alta taxa de desemprego, o Consumo nos Lares foi positivo no primeiro semestre de 2022. Entre os fatores que tem contribuído para a manutenção do consumo são os programas sociais do Governo.
Além disso, o Saque Extraordinário do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço deve contribuir para a alta no consumo.
Alta em fevereiro
O AbrasMercado – cesta de 35 produtos de largo consumo composta de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza – registrou alta de 1,33% em fevereiro na comparação com o mês anterior. Como essa variação, o preço na média nacional passou de R$ 709,63 em janeiro para R$ 719,06 em fevereiro. No acumulado de 12 meses, a cesta nacional registra alta de 13,53%.
As maiores altas em fevereiro foram puxadas pela batata (23,49%), feijão (4,77%), cebola (3,26%), ovo (2,79%) e farinha de trigo (2,76%).
As quedas mais expressivas ficaram no preço do pernil (-3,01%), do frango congelado (-2,29%), do queijo prato (-0,15%), do sabão em pó (-0,14%), do leite em pó integral (-0,05%) e do refrigerante pet (-0,05%).
A região Centro-Oeste registrou a segunda maior variação no preço da cesta, de 1,57%, passando de R$ 651,78 em janeiro para R$ 661,99 em fevereiro.
Com informações da Abras