A ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados divulgou o Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros, que manteve a tendência de crescimento e encerrou o primeiro trimestre com alta de 2,59%.
De acordo com a pesquisa de Consumo dos Lares Brasileiros, a maior variação do trimestre ocorreu em março, com alta de 6,58% em comparação com o mês anterior. Considerando março de 2021, a alta é de 2,41%. Todos os indicadores foram deflacionados pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que é medido pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O vice-presidente institucional da ABRAS, Márcio Milan, reforçou que o primeiro trimestre foi marcado pela busca de lojas que operam com preços menores e pela compra de abastecimento concentrada nas semanas próximas do recebimento do salário.
O presidente da AMAS – Associação Sul-mato-grossense de Supermercados, Denyson Prado, ressaltou a importância do monitoramento dos números do consumo dos lares brasileiros, para o setor. “Temos acompanhado o Consumo dos Lares Brasileiros para podermos traçar estratégias para o setor, uma vez que a inflação interfere no poder de compra dos consumidores”.
Cesta Abrasmercado
Composta por 35 itens de largo consumo, a Cesta Abrasmercado acumula alta de 5,11%, no primeiro trimestre deste ano. São alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza monitorados pela pesquisa de Consumo dos Lares Brasileiros, realizada pela ABRAS.
Tal aumento se deve em relação à pressão inflacionária puxada pelo repasse dos custos de produção na cadeia alimentícia. Vale ressaltar que este aumento vem impulsionado pelo preço do óleo diesel, que impactam o transporte dos produtos.