A importância da diversidade e da inclusão social nas empresas foi debatida em painel com a atriz Camila Pitanga, a cantora Karol Conka, e o vice-presidente de Vendas da Unilever, Julio Campos, na quarta-feira (28), último dia da Convenção ABRAS.
As conversas, mediadas pela jornalista Cynthia Martins, começaram destacando a falta de representatividade do negro na sociedade brasileira. Os participantes do painel comentaram sobre a relevância das referências de personalidades negras de sucesso e inspiradoras na formação da autoestima.
“Assim como eu inspiro as pessoas eu também sou inspirada por alguém. Tentei desde o início da minha carreira me cercar de gente interessante, que sabe das coisas, que tem conteúdo. Ser inspiração é muito legal, mas é algo sério, uma missão”, disse Karol.
Para Camila ser referência é uma responsabilidade. “É saber que existem pontos de partidas muito diferentes na nossa sociedade. É importante falar sobre isso, evocar um país mais democrático, que olhe para as minorias. O privilégio não te define, o que te define é o que você faz com esse privilégio”, destacou Camila Pitanga.
Mulheres
A falta de oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho, principalmente em cargos de liderança, também foi abordada no painel. Cynthia ressaltou o prêmio de diversidade que a Unilever recebeu nesse ano da revista Exame, e a importância do engajamento das empresas no processo de inclusão de todos.
O vice-presidente de Vendas da Unilever, Julio Campos, contou que as primeiras ações para aumentar a inserção das mulheres na empresa começou há 10 anos. “Na área comercial tínhamos 70% de homens e 30% de mulheres. Quatro anos depois passamos para 50% cada. Grande parte de um grupo diverso começa primeiro com a inclusão da mulher, é a chave da mudança. Tivemos impactos nos resultados, nas pesquisas de satisfação dos funcionários com um ambiente mais diverso, e começamos a fazer campanhas de contratações de refugiados, LGBTs, autistas, transsexuais”, destaca Campos.
Cynthia Martins falou da relevância das corporações entenderem a necessidade de integração da mulher. “Não para cobrir cotas, mas sim, para ter oportunidades de ascensão. E que as lideranças possam ter a compreensão de que as mulheres têm uma vida dupla dentro de casa, e que também consigam colocar os colaboradores homens para esse diálogo, de serem contribuição no lar para que a esposa possa crescer profissionalmente também.”
Na conclusão dos participantes do painel a inclusão social e diversidade de gêneros não é um modismo passageiro, e precisa estar inserida na estrutura das organizações.
“Falar em diversidade, é falar em vencer preconceitos. O diálogo e a empatia são elementos importantíssimos para conseguirmos fazer a inclusão. Faz muita diferença ter a sociedade toda representada na empresa,”, finalizou Campos.
Patrocinadores
A 54ª edição da Convenção ABRAS aconteceu de 26 a 28 de outubro. O evento contou com grandes empresas patrocinadoras:
Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE – Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam
Expositor Premium: Consinco by Totvs, Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours – Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.
A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRAS