Pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostra que 37% destes consumidores compram pela internet
Dos brasileiros portadores de deficiências físicas, 37% são consumidores que compram online todo os meses e 23% a cada duas semanas. Este dado foi coletado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em uma pesquisa feita em parceria com a Toluna sobre os hábitos de compra desta população.
O estudo considera os fatores que incentivam o consumo desse público, o que mais prezam nas compras, as barreiras que existem e o varejo digital em seu cotidiano. Neste cenário, os smartphones representam 46% dos dispositivos usados para compras online, ao lado de computadores (50%).
A compra de itens básicos nos supermercados é feita semanalmente por 61% dos entrevistados. “A conveniência é um aspecto muito relevante na decisão de compra do público”, disse Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). A pesquisa também mostra que 72% dos consumidores com deficiência física no Brasil acha que a experiência de compra nos supermercados é bastante positiva.
Aspectos que atrapalham as compras – Em contrapartida, este público ainda encontra dificuldade de acesso com corredores estreitos, escadas e degraus, gôndolas e caixas muito altos. De acordo com o estudo estes são aspectos que atrapalham a experiência de compra já que dificultam o deslocamento pelo ponto de venda. A pesquisa foi feita com 892 consumidores em todo o país com o objetivo de mostrar o interesse dos consumidores deficientes em relação às lojas físicas e online.
Dos entrevistados, 76% são familiares, amigos ou responsáveis por auxiliar o deficiente físico em suas compras. A amostra inclui 44% de deficientes das funções motoras inferiores, 24% deficientes visuais, 20% deficientes auditivos e 12% deficientes das funções motoras superiores.
Fonte: Blog Apas Show