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14 junho 2022, 10:11

Inventário rotativo de estoque em supermercados. Como e por que fazer?

O controle de estoque é a chave para o sucesso de todo varejo, principalmente supermercados, que devido ao alto giro e a grande quantidade de mercadorias em seu MIX precisam manter atualizado e correto o controle dos produtos em estoque e nas gôndolas. Um dos processos básicos que garante o controle é o inventário rotativo.

Para um bom controle de estoque é necessário que aconteça, regularmente, um inventário do estoque em sua loja. Alguns varejos fazem esse inventário uma vez por ano e outros a cada três meses.

Mas afinal o que é inventário de estoque?

Inventário de estoque pode ser resumido como a contagem, identificação e classificação de todos os produtos que sua loja possui.

Normalmente, também é chamado de balanço do estoque.

A partir do inventário é possível encontrar e analisar erros no estoque, confrontando os números coletados no inventário e os dados oferecidos pelo seu sistema de gestão, você terá essas informações em mãos.

Com base nesse levantamento será possível tomar decisões para resolver as causas desses problemas.  Assim, esse levantamento é fundamental para qualquer varejista reduzir prejuízos e melhorar a operação da loja.

O que é o inventário rotativo (cíclico)? E por que usá-lo?

O inventário rotativo é a contagem de uma determinada categoria de produtos. Seus benefícios são a redução de custos em relação ao inventário total, como ter de contratar terceiros ou pagar hora extra para funcionários, e inconvenientes, como parar o funcionamento da sua loja para realizar a contagem.

Para a realização desse inventário é necessário um sistema que auxilie durante esse processo. Este software será responsável em fornecer dados para que os funcionários possam realizar a contagem dos produtos de uma determinada família e depois caberá ao sistema fazer a integração entre todas as áreas do estoque da loja.

O inventário rotativo permite analisar até mesmo o menor segmento ou setor da loja (família de produtos), sem que haja a necessidade de fechar a loja, reduzindo gastos operacionais extras. Basta um coletor de dados e um software adequado.

Como fazer o inventário rotativo no supermercado?

Vamos usar um exemplo, imaginando que seja necessário fazer o inventário no setor de higiene pessoal, mas somente no subgrupo das pastas de dente.

Primeiramente é preciso comunicar o responsável pelo setor sobre a necessidade do inventário para o dia. Considerando que o supermercado possua uma rotina sistêmica compatível para esta realização, o responsável pelo setor deve realizar as seguintes ações:

  • Comunicar ao repositor do setor sobre o inventário, solicitar que não ocorra abastecimento da loja com pasta de dente e requisitar que seja feito a organização da gôndola que será conferida.
  • Com o coletor de dados, mesmo com a loja em funcionamento, ir para o depósito e efetuar a contagem somente das pastas de dente.
  • No fechamento da loja, com o coletor de dados, efetuar a contagem das pastas de dente da loja. Um processo simples e rápido por ser somente um seguimento.

Atualização

Realizada a contagem, no dia seguinte, basta fazer a atualização deste balanço. Aí que vem a importância do software adequando para esse tipo de processo.

Qual a importância do software no inventário rotativo?

Seu software de gestão deve ter a opção de “atualização do inventário parcial ou total?”. Ao informar parcial, o sistema analisa os itens existentes nessa contagem e apresenta na tela os níveis de departamentalização encontrados neste balanço. O sistema deve questionar o usuário se ele deseja zerar o estoque dos itens inexistentes no balanço da respectiva classificação.

Exemplo:

Setor 23 – Higiene Pessoal
Grupo 121 – Higiene Bucal
Subgrupo 87 – Pasta de dente

Informando que sim, o sistema irá zerar somente o estoque das pastas de dente de todo o MIX do supermercado. Facilitando sua análise sistêmica junto à lista de conferência e diferença de inventário.

Usando o inventário rotativo, você sempre manterá o seu estoque correto, analisando caso a caso os verdadeiros motivos dos famosos, mas evitáveis, rupturas de estoque. Usado especialmente para os setores de Açougue e Hortifrúti, dando adeus a estas constantes “perdas”.

Escrito por Fernando Junqueira para Infovarejo

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