O Grupo Carrefour Brasil manteve seu desempenho no primeiro trimestre de 2020, com vendas brutas totalizando R$15,9 bilhões. O crescimento foi de 12,5% (ex-gasolina), em comparação ao mesmo período no ano passado. O Ebitda ajustado aumentou 6,9%, atingindo R$ 1,1 bilhão, sustentado pelo bom momento pré-pandemia, diluição dos custos e margem resiliente de 7,7%. A companhia registrou ainda lucro líquido ajustado de R$ 401 milhões, no período. Os resultados refletem a sólida estratégia da companhia, diante dos desafios impostos, aos negócios e aos consumidores, pela disseminação da pandemia do novo coronavírus.
No primeiro trimestre, as vendas em mesmas lojas (ex-gasolina) registraram alta de 7,6% e a estratégia de expansão do Atacadão e nos formatos de proximidade nos últimos 12 meses resultou em um crescimento adicional de 4,3%. O Carrefour inaugurou quatro lojas do Atacadão e uma da bandeira Market, no primeiro trimestre do ano. Até o final de março, o Grupo Carrefour Brasil já somava 698 unidades em toda sua rede.
O crescimento, que já apresentava tendências positivas nos dois primeiros meses do ano em todos os formatos, foi intensificado nas duas últimas semanas de março que apresentou alta de 20,9% devido às medidas de isolamento social que levou os brasileiros a comprarem mais produtos básicos nesse período. No primeiro trimestre, o crescimento apresentou uma combinação bastante equilibrada em sua composição: sendo 8,9% o crescimento no Varejo (9,8% incluindo efeito calendário) e 7% no Atacadão (8,2% incluindo efeito calendário). O e-commerce teve um desempenho muito expressivo durante o trimestre, com um aumento de 235% do GMV alimentar, em comparação com o primeiro trimestre de 2019.
Segundo Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, “a companhia apresentou desempenho de vendas muito sólido em um trimestre marcado por um ambiente atípico e sem precedentes, associado à disseminação da pandemia da Covid-19. O crescimento das vendas reflete nossa capacidade de atender um aumento da demanda em março em todos os formatos e canais. Registramos uma rentabilidade muito resiliente, apesar de maiores custos, visando garantir a saúde e a segurança dos nossos colaboradores e clientes. Gostaria de renovar minha gratidão às nossas equipes pela sua excepcional adaptabilidade e aos nossos clientes pela confiança, que atestam a força da nossa marca. O Carrefour está totalmente mobilizado para atender às necessidades dos consumidores brasileiros e proteger o seu poder de compra em meio a um cenário muito volátil”.
Atacadão
De janeiro a março, o Atacadão registrou crescimento de 13,6%, totalizando vendas brutas de R$ 10,8 bilhões. O bom desempenho é reflexo da estratégia de expansão e o forte posicionamento no segmento de produtos de cesta básica, com melhor custo-benefício tanto para os consumidores finais quanto para os B2B. No período, as vendas em mesmas lojas avançaram 7% (8,2% incluindo efeito calendário). A expansão da rede contribuiu com um crescimento de 6% nas vendas de janeiro a março de 2020.
No primeiro trimestre de 2020, o lucro bruto do Atacadão avançou 9,5%, alcançando R$ 1,5 bilhão. O Ebtida ajustado avançou 9.3%, atingindo R$ 694 milhões, e a margem ficou em 7,1%, devido à alta demanda por alimentos na segunda quinzena de março, influenciando em uma forte diluição de despesas para compensar os custos relacionados ao Covid-19.
Carrefour Varejo
No primeiro trimestre, o Carrefour Varejo registrou crescimento de 8,9% – ou 9,8% incluindo efeito calendário favorável. As vendas totais atingiram R﹩ 4,5 bilhões, incluindo marketplace. No período, o crescimento do segmento alimentar superou o não alimentar pela primeira vez desde 2017. A alta de 11,2% nas vendas de alimentos foi o maior aumento trimestral nos últimos cinco anos. As categorias não alimentares continuaram a apresentar um crescimento significativo no 1T, com 5,4% de (LfL).
A companhia registrou forte aumento de volumes, principalmente nas categorias de alimentos, motivado pela estocagem de alimentos e compras mais concentradas, refletindo a decisão estratégica do Carrefour de manutenção de preços, que inclui a contenção de aumento por parte dos fornecedores e o congelamento de preços de 200 produtos de marca própria por, pelo menos, dois meses.
O multiformato registrou crescimento de vendas (LfL) de 8,5%, com aumentos de 5,6% nos volumes e de 8,5% no ticket médio, mais que compensando a redução do tráfego em março, já que os consumidores diminuíram suas idas ao supermercado por conta da disseminação da pandemia do COVID-19. Os alimentos registraram crescimento de 10,1% (20,5% em março), com sólidas vendas em todos os formatos.
E-commerce
O crescimento do GMV total deu-se em grande parte às fortes vendas do e-commerce alimentar, que triplicou neste primeiro trimestre. As vendas de não-alimentar também se mostraram muito resilientes, crescendo 5,7% no período, representando 23% das vendas totais do varejo não alimentar.
O número de pedidos no e-commerce alimentar triplicou, atingindo recorde de 4.269 pedidos em um único dia. Nos primeiros 14 dias de março, por exemplo, a média de pedidos diária foi de 1.674. Como consequência do cenário atual, as entregas em domicílio representaram 85% (vs. 69% no 1T19), maior índice desde o lançamento do e-commerce alimentar. O serviço de entrega rápida registrou participação de 47% em março (vs. 42% no 1T19) e as side stores representaram 36% (vs. 25% no 1T19), reflexo do investimento feito nos últimos 12 meses para lidar com o aumento da demanda, mantendo um alto nível de serviço.
Banco Carrefour
O faturamento do Banco Carrefour atingiu R﹩ 9 bilhões no primeiro trimestre, um crescimento de 26,4%, em relação ao mesmo período de 2019. No período, o cartão Carrefour registrou aumento de faturamento de 17,5%, alcançando R$ 6,1 bilhões. Já o cartão Atacadão registrou faturamento de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 52,4%. A carteira de crédito apresentou crescimento de 34,4%, atingindo R$ 11,9 bilhões, refletindo sólido desempenho.
A receita operacional líquida aumentou 26,8% e o Ebtida ajustado somou R$ 252 milhões, um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo um forte crescimento de receita associado a um índice de eficiência de 33,8% no 1T.
Fonte: Portal Newtrade