“No último dia de programação da Mercosuper 2020, evento realizado para debater o setor supermercadista, empresários e especialistas se reuniram para apresentar algumas soluções aos varejistas, diante dos impactos da pandemia e desafios da retomada. O mote desta edição, realizada de modo totalmente digital, foi a adaptação urgente a um mundo cada vez mais conectado, que deixa flagrante a necessidade de investir cada vez mais em digitalização e tecnologia, sem esquecer do valor das marcas.
Dados apresentados por Fernando Bravo, CEO da VIP Ecommerce e um dos painelistas da Mercosuper 2020, apontam um aumento de 112% de pedidos online durante a pandemia, sendo que deles, 24,2% é proveniente de pessoas que nunca tinham comprado nesta modalidade. Além disso, 51% das pessoas que aderiram ao e-commerce de alimentos na pandemia dizem que irão manter o hábito.
Sendo assim, o CEO ressalta a importância de oferecer aos clientes mais possibilidades de compra, que estabeleçam uma relação de proximidade e impactem na fidelidade dos clientes por meio de estratégias multicanais, também conhecida pelo termo em inglês omnichannel.
“Não se trata de substituir um canal por outro, e sim de uma visão de confluência. O varejista deve estar presente no momento em que o cliente quer pedir um delivery em casa para acompanhar um jogo, quando ele quer escolher pessoalmente seus produtos para um jantar entre amigos e também no momento em que ele está na rua e lembra que precisa fazer uma compra rápida por drive thru”, afirma.
Alternativas prósperas, segundo ele, são os aplicativos próprios e os superapps (aplicativos que, de forma vertical, atendem mais de um único serviço), que auxiliam os clientes na decisão de compra e mantém uma comunicação transparente e direta com públicos diversos, sem abrir mão da identidade do negócio.
Identidade
Apesar da emergência da digitalização no relacionamento com os clientes, mais do que nunca é fundamental reforçar os propósitos das marcas, estreitando cada vez mais os laços entre as empresas e seus clientes.
De acordo com Eliane Doin, empresária e mestre em gestão de negócios e criadora da metodologia DNA de marca com propósito, bons preços e descontos são oferecidos por todos os supermercados, por isso, é essencial estabelecer um propósito de marca diferenciado, que seja reconhecido e reafirmado pelos clientes, e com o qual eles possam se relacionar. “Empresas que têm propósito e o praticam faturam quatro vezes mais do que as que não o fazem e é por causa da conexão que estabelecem com os consumidores”.
A empresária explica que o DNA de marca com propósito é grande aliado em situações inesperadas ou de crise, uma vez que projeta um propósito que mobiliza as pessoas e norteia o negócio. “Ele é como uma bússola que vai ajudar a empresa supermercadista a não perder seu norte, seu horizonte e seus objetivos. Em tempos de crise, uma empresa que possui esse DNA pode ancorar-se em algo realmente mobilizador e transformador, de modo a unir pessoas, sejam elas colaboradores, clientes ou parceiros”, diz.
Sobre o evento
A Mercosuper 2020 é organizada pela Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) todos os anos e é um dos maiores eventos do gênero do país. Em 2020, devido à pandemia, foi realizada de forma digital e gratuita, durante dois dias. Transmitida em tempo real, a programação contou com painéis, fórum, palestras e debates, organizados em um ambiente virtual que remetia a um evento presencial, como espaço para expositores, congressistas e visitantes.
A feira contou com a participação dos nomes mais importantes do setor, como o presidente da Associação Paranaense dos Supermercados (APRAS), Carlos Beal, que também é sócio-proprietário da Rede Festival, Pedro Joanir Zonta, proprietário do Condor Super Center, Everton Muffato, sócio proprietário do Grupo Muffato, e Carlos Tavares, que está à frente da Companhia Sul-Americana de Distribuição (CSD).”
Fonte: Gazeta do Povo