Em 2020, segmento tem registrado grande procura pelos produtos nacionais
No mês de outubro, a comercialização de espumantes superou a de vinhos finos, representando nada menos do que 72% das vendas das bebidas do segmento produzidas no Brasil, conforme dados Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura), que mostram o início de um comportamento de consumo típico das últimas semanas do ano. Mesmo assim, o incremento em relação ao mesmo período de 2019 é inferior a 4%.
A expectativa da Uvibra é de que as vendas de espumantes sigam na crescente com a proximidade do Ano Novo, mesmo em meio a uma pandemia global. “As pessoas não vão deixar de brindar o término de 2020, para se despedir de todas incertezas e dificuldades que este ano nos trouxe, depositando em 2021 toda esperança necessária para um futuro melhor”, acredita Deunir Argenta, presidente da Uvibra.
Produtores de vinho acreditam que em 2020 os brasileiros descobriram, de vez, o vinho nacional. Tanto que os vinhos finos produzidos por aqui cresceram 60,40% em vendas nos 10 primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. Para a Uvibra, isso aconteceu por uma série de fatores, a exemplo da alta do dólar, percepção da qualidade, aumento da competitividade, mudança de hábito do consumidor, aprimoramento na distribuição e facilidade de acesso, entre outras razões.
Fonte: SA Varejo