Estudo feito em 17 países com 5.023 pessoas identificou 10 aspectos que os clientes vão buscar nas lojas físicas e em outros canais de compra daqui para a frente
Inovações, experiência e sustentabilidade são os principais aspectos buscados globalmente pelos clientes no varejo. A conclusão é do estudo “O consumidor do amanhã”, realizado pela Moisaiclab, braço de pesquisa da GS&MD , e divulgado ontem (13/09) durante o Global Retail Show , evento online que acontece até o dia 19/09. O levantamento contou com 5.023 participantes de 17 países, incluindo o Brasil.
Um dos diversos pontos abordados na pesquisa buscou identificar o que o consumidor espera das empresas de varejo daqui para a frente. Confira a seguir:
1 – 54% querem mais interação digital na loja
Os principais recursos citados pelos participantes do estudo foram:
– Vitrine virtual e interativa
– Espelho virtual
– Óculos de Realidade Aumentada
– Etiquetas ou embalagens escaneáveis pelo smartphone para acesso a informações sobre os produtos.
2 – 50% desejam mais serviços e customização
Os pontos que apareceram neste tópico foram:
– Lojas com serviços
– Lojas com produtos possíveis de serem personalizados
– Lojas que levam produtos até a casa do cliente para que ele experimente e tenha possibilidade de devolver.
3 – 46% querem mais lojas autônomas ou inteligentes
Os aspectos apontados pelos consumidores são:
– Atendimento digital por meio de inteligência artificial
– Lojas físicas sem presença de caixas ou funcionários
– Lojas com atendentes robôs
– Lojas com atendentes virtuais
4 – 39% gostariam de mais realidade aumentada na compra online
Os consumidores dizem que esse recurso seria interessante para ajudar na escolha em suas compras no e-commerce. Uma possibilidade seria, por exemplo, ver o produto no tamanho natural
5 – 38% desejam mais conhecimento e recomendação
Eles citam:
– Mais atendemos especializados para tirar dúvida e recomendar produtos
– Lojas que ensinam como usar os produtos e serviços por meio de treinamentos e cursos, por exemplo
6 – 37% querem lojas com mais experiência
Entre as possibilidades citadas estão:
– Ambiente interativo nas unidades físicas com demonstrações de produtos, cursos, etc.
– Lojas com conceitos integrados entre on e off line
7 – 32% desejam realizar mais compras nas redes sociais
Consiste em o cliente ter a possibilidade de adquirir produtos pelo Instagram, Facebook, entre outras
8 – 29% já querem mais drones no delivery
Esse grupo de consumidores vê com bons olhos receber seus pedidos de compras feitos no delivery por meio de drones
9 – 28% apontam mais live commerce
Ou seja, esses consumidores querem que as empresas realizem mais vendas de produtos em lives realizadas nas redes sociais, em que influenciadores testam as mercadorias ao vivo, tiram dúvidas, fazem promoções e realizam a venda instantaneamente
10 – 27% citam mais economia compartilhada
Além de roupas e calçados, o alvo aqui também são os eletrodomésticos e eletrônicos. A ideia e usar temporariamente ou alugar em vez de comprar o equipamento.
Fonte: SA Varejo