Com a pandemia, o cenário mudou. Mas isso não impede que as redes promovam a degustação. Pelo contrário, há muitas alternativas que podem e devem ser exploradas pelo varejo, com potencial de gerar ainda mais engajamento do shopper e resultados para as marcas. A sócia e consultora de vendas na Posiciona – Educação e Desenvolvimento, Amanda Caprio, avalia que a degustação pode se ajustar ao novo contexto, sendo realizada de forma mais individualizada e personalizada.
“A grande questão é que para isso acontecer as empresas precisam ter o seu CRM impecavelmente atualizados, para acessar os compradores que já são clientes e trabalhar ações que capturem novos consumidores”, pontua. “As empresas precisam entender qual seu nicho de mercado e segmentar suas ações de forma mais clusterizada, direcionando melhor seus recursos.”
Amanda defende que a degustação seja reinventada, movimento que já está acontecendo. “Várias empresas têm oferecido degustação via plataformas de delivery, como o Rappi, principalmente, no caso de lançamentos”, cita. Esse tipo de ação usa a tecnologia como aliada para levar à casa do cliente produtos para experimentação.
Além dos aplicativos, as redes podem usar a própria entrega da compra online como ocasião para oferecer a degustação – iniciativa que pode ser promovida em parceria com a indústria. “Os produtos são enviados para que o cliente experimente, eventualmente com alguma carta da empresa explicando sobre o produto, como esse cliente foi selecionado para recebê-lo, cupom de desconto para uma compra online etc.”, acrescenta Amanda.
O importante é não perder de foco a estratégia associada à iniciativa. “Via de regra, a ideia da degustação é quebrar alguma resistência sobre determinado produto, e se essa barreira é quebrada no PDV, pode gerar conversão imediata de venda. No contexto atual fica difícil pensarmos nisso, mas podem-se incorporar aspectos digitais em uma degustação ‘doméstica’, como um QRcode para acesso a benefícios exclusivos.”
O segmento alimentar tem inovado nas ações. Amanda usa a Nespresso como exemplo. “No lançamento de novas cápsulas, a marca tem oferecido aos seus clientes via e-mail benefícios, para que incluam os lançamentos em suas compras.” As redes varejistas podem utilizar a mesma estratégia na promoção de produtos com a marca própria ou desenvolver ações conjuntas com fornecedores.
“As empresas estão buscando parcerias para ações, considerando um cross selling de sua linha de produtos e proporcionando uma harmonização das ações na hora da degustação”, demonstra. “Por exemplo, uma empresa que comercializa chocolates gourmet poderia se associar a uma distribuidora de vinhos e junto ao sommelier sugerir harmonizações para serem encaminhadas a um grupo seleto de clientes.”
Para além do produto em si, Amanda ressalta que varejistas e parceiros devem ter foco na personalização e na relevância para o consumidor. “Além do envio dos produtos, podem-se gerar ações via e-mail, WhatsApp e encontros virtuais, que tragam informações e novidades para o consumo.” A tecnologia está aí para ajudar e ampliar as possibilidades de aproximação com o shopper.
Ou seja, as degustações não estão com os dias contados. “O que muda são ações com maior direcionamento de acordo com a segmentação de cada mercado”, avalia Amanda. “O sucesso está em lembrar que a tecnologia iguala, mas a humanização nos diferencia, quanto mais usarmos do virtual para gerar proximidade e personalização, maior a chance de ter sucesso.”
Dalben Supermercados estimula experimentações em casa
A rede de supermercados Dalben, que possui três lojas em Campinas (SP), tem realizado diferentes ações em parceria com a indústria para levar aos clientes novidades e conhecimento sobre os mais variados produtos. Tudo isso sem que o consumidor precise sair de casa.
O grupo já tinha a prática de promover eventos de degustação com participação de especialistas nas lojas antes mesmo da pandemia, iniciativa chamada de “Experiências Dalben”, que tem como foco a harmonização gastronômica. Com a impossibilidade de realizar eventos presenciais, a equipe rapidamente adaptou o formato. Hoje, para participar das degustações comentadas, o consumidor compra um kit e o recebe em casa com o link para uma sala virtual restrita, na qual um especialista orienta sobre a harmonização do produto.
Nesse tipo de interação, são disseminados conhecimentos sobre produtos como café e cervejas, por exemplo, promovendo não apenas o item da marca, mas estimulando o interesse do shopper sobre o assunto.
Além da transição da degustação comentada para o ambiente digital, o Dalben Supermercados lançou o “Fique Bem em Casa”, uma série de lives, com chefs em parceria com a indústria, divulgadas nas plataformas digitais do grupo. “O Fique Bem em Casa tem como pilares a informação, o entretenimento e a educação do shopper”, comenta a diretora de marketing da rede, Fernanda Dalben. “Sentimos a necessidade de ser relevante. Uma pessoa só segue um supermercado pela relevância”, reflete.
Outra iniciativa que tem sido realizada e divulgada pelo Dalben em suas redes é o envio de produtos para degustação, como brindes nas entregas de compras online. Recentemente, os clientes que fizeram compras pelo delivery da rede receberam junto com as encomendas uma latinha de Heineken 0.0 (a versão zero álcool da marca), entregue em uma caixinha como um “mimo surpresa”. Vai dizer que essa não é uma excelente maneira de promover a degustação e encantar o consumidor?
Fonte: Super Varejo