O segundo trimestre de 2020 tem demonstrado um leve crescimento no mercado de FMCG (bens de consumo massivo), impulsionado pelo consumo fora de casa, também conhecido como Out of Home (OOH). Os dados são do Estudo Consumer Insights, realizado pela Kantar.
É claro que de forma geral, o consumo desse segmento ainda está no vermelho. Uma prova disso é a perda de 17% do valor gasto no trimestre anterior, mas pelo menos alguns canais tiveram um momento de “respiro”, apoiados pelas categorias com força regional.
O Nordeste, por exemplo, é o grande responsável por impulsionar a variação positiva de 19% em valores de vendas de FMCG, impulsionada pela atuação dos mercadinhos de bairro e as mercearias de todo o País.
Neste quesito, os hipermercados e supermercados também tiveram um desempenho positivo, principalmente nas compras de salgadinho, chocolate e cerveja, realizadas no Rio de Janeiro.
Além disso, houve aumento de 7% nas vendas das padarias de São Paulo (principalmente nas compras de pão de queijo, doces e pizzas) e de biscoitos, sanduíches, sorvetes e bebidas quentes, no Rio de Janeiro.
Atuais reflexos da Covid-19
Os resultados positivos trazidos pela Kantar, somados ao aumento do consumo dentro dos lares, ainda não são suficientes para reequilibrar a queda geral dos números.
Nos meses de maio e junho, por exemplo, as compras para In Home tiveram alta de 13,9% em relação aos mesmos meses do ano passado, enquanto o consumo fora de casa (OOH) caiu 14,7%. No comparativo, o consumo de FMCG como um todo, dentro e fora do lar, retraiu 0,8% no País.
No médio prazo, comparando o primeiro semestre de 2020 versus 2019, a frequência segue em crescente de 4%. Além do preço médio continuar aumentando (+7,1%), o número de unidades compradas a cada viagem cresce +4,2%.
O mês de julho também sofreu uma desaceleração do consumo, desde o início da quarentena. Isso se deve provavelmente a um reflexo da crise econômica, com os lares restringindo as suas compras, em praticamente todas as classes sociais. A queda atingiu principalmente os alimentos perecíveis, em diversos canais, incluindo o atacarejo. Mesmo assim, quando se pensa em reposição e abastecimento, os shoppers ainda estão priorizando os hipermercados e atacarejos.
Em termos de produtos, os mais procurados continuam sendo: o papel higiênico (+2,8 pontos de penetração), sabonete (+1,2), cloro (+12,5%) e desinfetante (+5,7%).
Ao todo, 8,7% a mais de pratos têm sido preparados e consumidos em casa, com destaque para o pão caseiro, que ganhou mais de 400 milhões de ocasiões. Além dele, entraram também os lanches com frios, salada de frutas, caldos e sopas. Por conta de todo esse movimento, alimentos como: farinha de trigo (+11,8), linguiças (+11), chocolate culinário (+10,7), creme de leite (+11,1) e leite condensado (+9,2) estão entre os que cresceram em pontos de penetração, no segundo trimestre do ano.
Fonte: Super Varejo