Setor ainda tem um caminho a trilhar no processo de digitalização e uma empresa fundada no Vale do Silício está pronta para ajudar nesse trabalho
Desde o início da pandemia, o e-commerce ganhou novo status no varejo alimentar brasileiro. O setor, que até então apresentava crescimentos tímidos no comércio eletrônico, viu as vendas dispararem com o isolamento social. Comprar online alimentos – inclusive perecíveis –, bebidas, itens de higiene, artigos de limpeza e demais produtos básicos passou a fazer parte da rotina de milhares de consumidores.
Ao setor supermercadista não houve escolha a não ser se adaptar rapidamente. Nesse processo, saíram na frente as redes que já trilhavam jornadas além do varejo físico. Mas implementar, de fato, a Transformação Digital requer muito mais do que construir um site de comércio eletrônico e aceitar pedidos de forma remota.
Uma estratégia digital ágil passa pelo realinhamento da forma como os dados de produtos e clientes são coletados, usados e disseminados por toda a organização, conforme explica a Centric, empresa nascida no Vale do Silício e desenvolvedora de um software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM, do inglês Product Lifecycle Management) utilizado pela indústria e pelo varejo em mais de 30 países.
Criar uma arquitetura de dados de produto forte é justamente a primeira etapa a ser cumprida. Na prática, a abordagem digital do Centric PLM, focada em pesquisa e desenvolvimento de produtos, pode ser a chave para o varejo e todo o setor alimentício entrar, de vez, na nova fase da digitalização.
Nesse sentido, conheça 3 exemplos de possibilidades pelo software de PLM da Centric:
- Mais rapidez nos testes e lançamentos de produtos
Ao controlar o marketing, as vendas, os pedidos e as entregas, as marcas legadas podem usar todos esses fatores em conjunto para levar novos produtos aos clientes com maior rapidez.
- Melhor acesso aos dados do consumidor
Alcançar os consumidores por meio de vários canais (social, e-mail, aplicativos, publicidade digital, tráfego do site, etc) é o passaporte para a execução de forte personalização de produto e marketing. Alinhar requisitos e tendências de consumo com a estratégia de sortimento é chave para se beneficiar de qualquer tecnologia moderna.
- Inovação rápida em vários mercados
Ter uma análise interna de dados do cliente e produto também permite que os varejistas expandam as ofertas de sortimento em vários espaços.