A Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados—AMAS, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul – SES, conseguiu a doação de 10 mil doses da vacina trivalente contra a gripe (Influenza H1N1) junto ao Instituto Butantan, para imunizar os colaboradores de supermercados do estado.
O Instituto Butantan foi sensível ao pleito da AMAS, uma vez que os supermercados foram reconhecidos como atividade essencial e não deixaram de funcionar nenhum dia desde o início da pandemia. O transporte das vacinas de São Paulo para Mato Grosso do Sul foi realizado pela AMAS com o apoio da SES, que está providenciando toda a logística para entrega das vacinas no interior do estado. Além disso, a SES providenciou toda a quantidade necessária dos materiais (agulhas e vacinas) para realizar esta ação.
A AMAS está articulando com todas as Secretarias Municipais de Saúde, para que a vacinação ocorra diretamente nas lojas, para garantir mais agilidade e maior abrangência do público que será vacinado.
As vacinas já foram enviadas para os municípios de Miranda, Corumbá e Aquidauana. Os próximos municípios que receberão as doses são: Anastácio, Aparecida do Taboado, Bodoquena, Chapadão do Sul, Campo Grande, Costa Rica, Coxim, Dois irmãos do Buriti, Jardim, Naviraí, Sonora, Bonito, Caarapó, Dourados, Deodápolis, Iguatemi, Maracaju, Mundo Novo, Paranaíba, Rio Brilhante e Três Lagoas. Ao total, serão 24 municípios em Mato Grosso do Sul que serão contemplados com as vacinas.
Para Edmilson Verati, presidente da AMAS, esta ação foi uma grande conquista para os associados. ” Desde que soubemos que o Instituto Butantan disponibilizou as doses para nós, a AMAS não mediu esforços para buscar estas vacinas em São Paulo. O setor de supermercados e consequentemente os funcionários, estão na linha de frente desde o início da pandemia, não deixando faltar os produtos de primeira necessidade para a nossa população. É muito justo o entendimento do sistema de saúde, junto ao Instituto Butantan em doar essas doses para os nossos colaboradores, pois a gripe é uma doença que pode ser evitada. Então quando essas autoridades dão essa prioridade aos trabalhadores de supermercados, a gente nota a importância do nosso setor para a sociedade. Sem sombra de dúvida a AMAS fez um belíssimo trabalho para seus associados, estão todos de parabéns”, disse Verati.
Assessoria de Comunicação AMAS