Lançamento acontece em 12 de novembro e será marcado por um dia de comemorações nos supermercados de todo o país
A ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados anunciou a criação da mais nova data do calendário promocional brasileiro, o Dia dos Supermercados. E, a AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados ressaltou a importância da participação dos associados, neste que será um grande evento para o setor.
Com o tema “Vamos comemorar juntos!”, o Dia dos Supermercados passa a ser celebrado anualmente, em todo o Brasil, todo segundo sábado de novembro. Na data, os supermercados irão oferecer, além de ofertas, ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo país e que atendem diariamente 28 milhões de pessoas.
De acordo com o presidente da ABRAS, João Galassi, o objetivo é que o dia 12 de novembro tenha o tamanho do setor, a mesma grandiosidade e seja um grande presente aos consumidores. “Mais do que apenas um dia para lembrar dos supermercados, nasce também uma nova oportunidade para celebrarmos com o consumidor”.
O presidente da AMAS, Denyson Prado, ressaltou a data e a importância da construção junto ao setor. “Nosso setor é responsável por comercializar mais de 87% do que é produzido pelo país, por isso é justo nos unirmos para celebrar esta data e criar um evento com a força e o tamanho do nosso setor e anualmente celebrarmos unidos aos consumidores”, pontuou.
*Potencial*
A ABRAS acredita no potencial da data para se tornar um case brasileiro de sucesso. “Foram muitos os desafios desde o lançamento da data, mas ao mesmo tempo, é sempre uma alegria constatar a parceria fundamental das Associações Estaduais, da rede de varejo e indústria e que estão com a gente para mais esta ação”, disse Galassi.
A expectativa da associação é que a adesão chegue a 50% dos supermercados e cresça nas edições futuras. No Brasil, atualmente, as datas de maior impacto para os supermercados são a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal.
O Dia Nacional dos Supermercados é tradicionalmente celebrado pela ABRAS, que oferece um jantar de confraternização para celebração da amizade entre os empresários, executivos e fornecedores de diversas corporações e entidades. A intenção do encontro é demonstrar resultados, trocar informações com outros supermercadistas e buscar soluções para os principais desafios que se impõem ano a ano. A partir deste ano, a data passa a ter nova abrangência, sendo celebrada junto com os consumidores.
A ABRAS encerra o calendário de atividades de 2022 com o Dia dos Supermercados. Durante o ano, foram organizados cinco eventos principais. O primeiro foi um jantar realizado em Nova York, nos Estados Unidos, durante o evento da NRF, maior feira de varejo e inovação do mundo. Na sequência, vieram o Smart Market (abril), o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento – ESG (junho) e a Convenção ABRAS 2022 (setembro).
Dia Nacional dos Supermercados
No dia 12 de novembro de 1968 foi instituído o Dia Nacional do Supermercado como marco da aprovação da lei nº 7.208 que regulamentou a atividade supermercadista no Brasil. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e, de lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de geração de mais negócios para o setor.
ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é representante máxima do setor de autosserviço alimentar – responsável pela comercialização de mais de 87% dos gêneros de consumo no País, com 92.588 lojas que empregam 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos; o setor atende 28 milhões de consumidores diariamente e responde por 7,03% do PIB nacional.
Com informações da Assessoria de Imprensa ABRAS