A Abras – Associação Brasileira de Supermercados divulgou o Consumo nos Lares Brasileiros, que acumula alta de 1,47% até o mês de fevereiro.
De acordo com os dados da Abras, na comparação com fevereiro de 2023, o indicador aponta a alta de 1.71%. Já no comparativo de janeiro, a queda é de -1,54%. O ano bissexto também contribuiu com esse efeito, considerando que foram 29 dias contra 31 do mês anterior.
O levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados e os indicadores são deflacionados pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O vice-presidente da Abras, Marcos Milan, analisou os dados apresentados. “A taxa de emprego mais estável no trimestre encerrado em janeiro ajudou a manter a trajetória de crescimento do consumo em patamares semelhantes ao do ano anterior, bem como o crescimento real da renda com o reajuste do salário-mínimo”.
Em fevereiro, ajudaram a movimentar o consumo nos lares o pagamento de R$ 14,45 bi do Bolsa Família, R$ 566,3 milhões do Auxílio-Gás, o início do pagamento do Abono do PIS/PASEP estimado em R$ 28 bilhões no calendário 2024, o reajuste do salário-mínimo (+6,97%) desde janeiro, R$ 304 milhões do lote residual de imposto de renda. O pagamento de R$ 21,4 bilhões em precatórios (pagos no final de fevereiro) deve ter impacto no consumo em março.
Para o presidente da AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados, Denyson Prado, os dados Abras são de extrema importância. “Contribui para entendermos melhor o cenário econômico do país e na tomada de decisão para a ampliação e o desenvolvimento do setor”.
Abrasmercado
A Abrasmercado, que é o indicador que mede a variação de preços nos supermercados, apontou alta de 0,79% em fevereiro. A carne bovina e o pernil registraram queda nos preços.
Em fevereiro houve uma desaceleração, sendo que a variação foi de 0,79% ante 1,40% em janeiro. As principais altas foram puxadas tanto por itens básicos como feijão (+5,07%), quanto por quanto por hortifrutigranjeiros: cebola (+7,37%) e batata (+6,79%).
Com relação ao consumo de produtos sazonais, que é o caso da Páscoa, houve crescimento de 11% em volume.
Os produtos típicos da Páscoa vêm registrando aumento em volume, principalmente, a partir da segunda semana que antecede à data. No período (11 a 17/03), os produtos sazonais cresceram 11% em volume.
Nos supermercados, os ovos de chocolate registram alta de 9,4% em volume. Já os chocolates têm alta de 11% e a colomba pascal, alta de 24%.
Para o almoço, os destaques são o bacalhau, com aumento de 29,5% e os peixes com 15,7%. Outros itens com crescimento em volume são azeitonas, com 16,4% e azeite com 5%.
_Com informações da ABRAS_