A ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados divulgou o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiro, que aponta alta acumulada de 1,98% no primeiro trimestre de 2023.
De acordo com os dados, a maior variação do consumo no período foi registrada no mês de março, com alta de 7,29% ante fevereiro. No comparativo com o mesmo período de 2022, a alta é de 4,58%.
Todos os indicadores foram deflacionados pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que é medido pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. E, o levantamento realizado pela ABRAS contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados.
“Os três primeiros meses trouxeram um certo alívio para o bolso dos consumidores com uma menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos, diferentemente do que ocorreu no mesmo trimestre do ano passado em que se registrou a escalada dos preços das principais commodities no mercado internacional com a invasão da Ucrânia pela Rússia. O aumento nos custos dos insumos para produção de alimentos e proteína animal, nos preços dos combustíveis e no frete acabaram refletindo nas gôndolas dos supermercados de forma intensa naquele período”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.
O presidente da AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados, Denyson Prado, reforça a importância dos dados para a retomada econômica. “São dados que mostram o cenário e apontam que ainda precisamos de políticas e incentivos que fortaleçam a economia. Apesar de positivo, é apenas um início, precisamos seguir desenvolvendo o setor”, pontuou.
A ABRAS prevê que o crescimento este ano, para o Consumo nos Lares, será de 2,5%.
AbrasMercado
O AbrasMercado mostrou recuo de -0,94% no ano. No mês de março, todas as regiões registraram retração nos preços da cesta de largo consumo. O indicador que mede a variação de preços nos supermercados fechou o primeiro trimestre com recuo de -0,94%.
No comparativo de março com o mês anterior, tidas as regiões registraram retração nos preços da cesta de 35 produtos de largo consumo, que é formada por alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, além de itens de higiene e beleza.
Com essa variação, a AbrasMercado apontou queda de preço na média nacional, passando de R$ 752,04 em fevereiro para R$ 747,35 em março, uma queda de -0,62%.
Entre as principais quedas estão a cebola (-36,75%), batata (-11,99%), tomate (-10,07%), óleo de soja (-6,60%), e carnes bovinas – cortes do traseiro (-3,74%) e do dianteiro (-2,91%), frango congelado (-2,47%), café torrado e moído (-2,15%).
A região Centro-Oeste teve a segunda maior retração, com (-0,73%), ficando atrás do Sudeste, que foi (-0,84%).
Com informações da ABRAS