Você sabe como aproveitar ao máximo o potencial do supermercado no Dia dos Pais? A data é uma boa oportunidade para os varejistas reforçarem o relacionamento com os seus clientes já fiéis e, também, atrair e conquistar novos consumidores.
Ademais, por ser uma celebração importante no Brasil, ela provavelmente será comemorada por todos os supermercados e demais estabelecimentos comerciais. Assim sendo, como fazer com que o seu varejo diferencie-se da concorrência, destaque-se e chame a atenção do público?
É isso o que vamos tentar te ajudar a fazer: criar ações criativas para o supermercado no Dia dos Pais e alavancar os seus resultados. Vem ver!
Como estão as expectativas para o supermercado no Dia dos Pais?
De acordo com pesquisa feita pela Social Miner, em parceria com a Clearsale, Octadesk e Opinion Box, o Dia dos Pais do ano passado foi marcado pelo grande aumento de compras feitas pela internet. Comparando o mesmo período de 2019 com o de 2020 (que compreende todo o mês que antecedeu o evento), houve um aumento de 127% no volume de pedidos feitos online. Em valores, o crescimento foi de 2,74 milhões, em 2019, para 6,21 milhões em 2020.
Sabemos que não é possível prever o futuro. Entretanto, ao analisar estes dados do passado, é possível ter alguns insights.
Por exemplo: como seguimos em uma situação parecida com a vista em 2020, é esperado que os resultados mantenham-se no mesmo padrão. Ou seja: que as compras feitas por canais online ainda estejam em alta durante esse Dia dos Pais.
Entretanto, além de apostar na digitalização do varejo e garantir que o seu varejo esteja preparado para atender pedidos via canais digitais, existem outras importantes dicas para ter sucesso no supermercado no Dia dos Pais.
8 dicas para vender mais no supermercado no Dia dos Pais
1. Analise o que você fez no ano passado
Pois bem, logo acima falamos sobre a importância de analisar dados anteriores para desenvolver ações no presente. Assim sendo, o que o seu supermercado fez no Dia dos Pais? Verifique dados como:
- Produtos mais vendidos
- Dias de maior movimento e de maior geração de cupons
- Ticket médio das compras
- Se os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos gastaram mais do que aqueles que não são cadastrados
- Ações de marketing que mais engajaram pessoas (campanhas feitas via redes sociais, que trouxeram bons resultados, por exemplo)
Fazer essa análise do que passou é importante para planejar seus próximos passos. Neste cenário, contar com uma ferramenta de gestão de clientes completa pode te ajudar a automatizar e a compreender de maneira clara o seu histórico e os hábitos de compras dos seus clientes.
Se você ainda não conta com o auxílio de um software desses, talvez seja a hora de mudar isso. Afinal, essa tecnologia permite que você tenha dados suficientes para planejar as suas ações e deixe de lado “achismos”. Com toda certeza, esses dados, se bem utilizados, irão se transformar em números positivos para o seu varejo.
Por outro lado, se você já tem um bom software de Gestão de Clientes, faça um balanço do que passou e analise seus acertos e erros. Pense o que pode ser feito de diferente para surpreender os seus clientes e diferenciar-se da concorrência.
2. Prepare seu estoque
É claro que para ter sucesso no Supermercado no Dia dos Pais é importante garantir que o estoque da sua loja esteja preparado para o aumento de vendas. Afinal, nada pior do que o cliente chegar na sua loja e não encontrar aquilo que gostaria.
Para evitar essa péssima situação, a dica é parecida com a que demos no tópico anterior: verifique o histórico de vendas do Dia dos Pais no ano anterior. Mas não pare por aí. Além de verificar esses dados, atente-se para o que é tendência no momento e pode fazer sucesso e, também, fique de olho na concorrência para saber o que eles têm feito de diferente.
Ademais, vale ressaltar que a ruptura de estoque é ruim, entretanto, o excesso de produtos também é prejudicial para a sua loja. Afinal, você não quer mercadorias encalhadas, não é mesmo?
Por isso é importante preparar o estoque com cautela e, se possível, fazer parcerias valiosas com a indústria e fornecedores. Tendo eles como aliados, caso ocorram imprevistos, como a falta ou o excesso de estoque, eles poderão te socorrer.
3. Crie expectativa nos consumidores
Agora passando para as dicas mais criativas, que vão além da parte técnica envolvendo histórico e estoque, um importante passo para ter sucesso no supermercado no Dia dos Pais é gerar a famosa expectativa nos clientes. Ou seja, fazer com que os consumidores saibam que a sua loja preparará ações e promoções especiais para a data.
Para isso, chame a atenção do público em campanhas por diversas frentes. Desde as suas redes sociais, passando pelo carro de som, rádio interna, encartes, WhatsApp, e-mail, SMS, aplicativo, entre outros.
Isso fará com que o cliente mantenha-se interessado sobre as suas ações e mantenha o foco em você ao invés de buscar pela concorrência.
4. Para vender mais no supermercado no Dia dos Pais, crie um guia de presentes
Outra boa sugestão para ter sucesso no Supermercado no Dia dos Pais é criar um guia de presentes criativo para diversos perfis de pais. Isso permitirá que você facilite a vida dos clientes indecisos e, se bem divulgados esses guias, você aumentará o seu engajamento com o público.
Por isso, lembre-se de divulgá-los nas suas redes sociais, enviá-los por WhatsApp, SMS, colocar em seu aplicativo, site e encartes.
Algumas sugestões são fazer opções de presentes para pais do tipo:
- Empresários;
- Esportistas;
- Vaidosos;
- Cozinheiros;
- Que adoram viajar;
- Vegetarianos / veganos
- “Pais de pet” ou “Pais de planta”;
- Tecnológicos;
- Donos de casa;
- Pais de primeira viagem;
- Padrastos que assumiram o papel de pai, etc.
Além dos guias separados por perfis de pais, que tal organizá-los conforme os valores dos presentes? Você pode fazer sugestões com produtos de até R$50, até R$99, de R$100 à R$199 e a partir de R$200.
Lembre-se de que esse cuidado do seu supermercado em criar um guia de presentes é algo que gera valor e torna a vida do seu cliente mais conveniente. E é isso o que queremos não é mesmo? Facilitar a vida do cliente e fazer com que ele escolha comprar na sua loja.
5. Ofereça brindes e possíveis personalizações de produtos e/ou embalagens
Que tal oferecer brindes para clientes que fizerem compras acima de um determinado valor? Pense em brindes que façam sentido para a data e garanta que as pessoas tenham vontade de colocar mais itens no carrinho para ganhar esse presente especial.
Para despertar ainda mais o desejo dos clientes, você pode deixar claro que o seu supermercado tem um número específico de brindes para o Dia dos Pais. Por exemplo:
“Os primeiros 30 clientes que fizerem compras acima de R$400 reais entre os dias 1º e 8 de agosto levarão um exclusivo Kit de Churrasco para o Dia dos Pais”
Esse kit poderá ser feito em parceria com outras empresas. Produtos artesanais e personalizados estão em alta, então você pode buscar fornecedores e parceiros que também se interessem em participar dessa ação. Assim:
- O seu varejo sai ganhando, pois oferecerá um ótimo brinde aos clientes;
- A marca (ou as marcas) parceira(s) também saem no lucro, pois passarão a ser conhecidas por mais pessoas;
- O cliente fica satisfeito por ganhar um ótimo presente de Dia dos Pais.
Entretanto, caso não seja possível desenvolver um brinde desse valor, você pode pensar em opções mais simples. Desde abridores de lata diferentes, passando por chaveiros personalizados, entre outros.
Além disso, verifique a possibilidade de fazer embalagens diferentes e, também, personalizadas para os clientes. Assim, eles saberão que podem ir à sua loja não apenas para fazer compras para casa, mas também, para presentear quem amam.
6. Use as suas redes sociais para gerar conteúdos de valor
Além de utilizar a data para homenagear os pais, aproveite para fazer postagens relevantes para os seus clientes. Pense que elas não devem ser focadas apenas em vendas, mas sim em materiais para divertir, educar, inspirar e até mesmo ensinar as pessoas.
Seguindo essa linha de pensamento, é possível compartilhar:
- Tutoriais de “Faça Você Mesmo”, ensinando a fazer embalagens de presentes bonitas, brinquedos e cartões diferenciados para os pais;
- Receitas especiais para fazer no Dia dos Pais;
- Ensinando a montar uma mesa bonita para celebrar a data, etc.
Esses conteúdos de valor são uma excelente forma de ganhar confiança do público. Isso acontece por que eles fazem com que o cliente visite as suas redes sociais para manter-se informado sobre diversos assuntos, pois sabe que encontrará conteúdos relevantes ali.
Ademais, lembre-se de que redes sociais permitem que você crie conteúdos de diversos formatos e em várias plataformas. Assim, você pode fazer vídeos para diversas ferramentas (Instagram feed, stories, IGTV ou reels, ou, até mesmo, para o tik tok). Além dos vídeos, pode criar postagens em formato de quiz, guia, checklist, ebook com receitas, planilhas, carrossel de fotos, enquetes… Opções não faltam!
Dica extra: e aproveite conteúdo gerado pelo usuário
Ainda falando sobre ações para bombar o Supermercado no Dia dos Pais, além de criar o seu próprio conteúdo relevante, aproveite os materiais feitos pelos seus clientes e seguidores.
Estimule-os a fazerem postagens e marcarem o seu supermercado! Você pode replicar isso nas suas redes, aumentando o engajamento, o alcance e o reconhecimento da sua marca.
Essa ação, além de ser econômica e inteligente, também ajuda a aproximar o seu varejo do público.
7. Para ter mais sucesso no seu supermercado no Dia dos Pais, movimente diversos setores da loja
Lembre-se de que o Dia dos Pais é uma daquelas celebrações que podem movimentar diversos setores do seu supermercado. Afinal, existem pais de todos os jeitos!
Por isso, na hora de fazer ações para a data, pense de forma estratégica e veja a possibilidade de acrescentar produtos variados nas campanhas. Ainda, que tal acrescentar alguns itens com ofertas exclusivas para os clientes cadastrados no seu Clube de Descontos? Isso estimulará o aumento de cadastro no seu programa e permitirá que você passe a conhecer uma porcentagem cada vez maior dos seus compradores.
É possível colocar produtos desde o bazar, passando pelo setor de bebidas e comidas em geral, perfumaria, bomboniere, pet shop, floricultura, etc. Todos esses setores podem ser movimentados e auxiliar a aumentar os resultados do supermercado no Dia dos Pais.
8. Faça campanhas segmentadas para vender mais no supermercado no Dia dos Pais
Por fim, mas não menos importante, lembre-se que a tecnologia é uma grande aliada para vender mais no Dia dos Pais.
Ela ajuda a gerar mais valor ao seu ponto de venda, permite que o atendimento seja mais ágil, oferece maior segurança para você e seus clientes e, ainda facilita a comunicação entre o supermercado e o público.
Ademais, tendo boas ferramentas tecnológicas no seu varejo, você mostra que é uma marca antenada às novidades e, assim, tem maiores chances de surpreender o seu cliente.
Aqui, estamos falando desde inovar e aceitar diversas opções de pagamento até buscar ferramentas, como a da Mercafacil, que permitam que você faça uma comunicação personalizada com seus clientes.
Ou seja, que você surpreenda o seu consumidor e envie a oferta certa, na hora certa, pelo canal ideal para ele.
Preparado para aumentar as vendas no Supermercado no Dia dos Pais?
Colocando em prática essas dicas, o seu supermercado no Dia dos Pais Mães tem tudo pra sair na frente da concorrência e atrair mais fluxo para a sua loja! Ah, e é claro, se estiver com dúvidas sobre como aplicar essas ações, entre em contato conosco e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a compreender cada vez melhor os seus consumidores e entregar a melhor experiência de compra para eles.
Fonte: Gestão de Clientes