A Abras – Associação Brasileira de Supermercados divulgou a pesquisa de consumo nos lares brasileiros, que apontou crescimento de 1,23%, em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com a pesquisa, a Cesta Abrasmercado teve aumento de 11,50% no acumulado de doze meses, sendo que produtos como cebola e batata apresentaram as maiores altas.
Comparado a dezembro de 2021, houve recuo de 21,22%, com os indicadores já deflacionados pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O ano de 2022 também foi marcado pelo aumento de preços da cesta nacional, composta por 35 produtos de largo consumo. No acumulado de 12 meses, a cesta registrou alta de 11,50%.
No Centro-Oeste a alta foi de 1,44%, no comparativo janeiro versus dezembro e 7,86% no acumulado do ano. Na região, a cesta passou de R$642,55 para R$651,78.
Para o presidente da AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados, Denyson Prado, a pesquisa mostra dados fundamentais sobre o consumo nos lares brasileiros. “É uma pesquisa que avalia todo o cenário econômico. E isso marca as diretrizes do nosso setor”, pontuou.
Com informações da Abras