Não é porque o WhatsApp segue firme e cada vez mais forte como canal de atendimento e vendas que soluções similares devem ficar de fora do seu radar.
Se ainda não ouviu falar sobre o Telegram, está na hora de conhecer e descobrir como utilizar o aplicativo de mensagem.
Os insights desta matéria surgiram durante um bate-papo exclusivo da SuperVarejo com a especialista em vendas, Carol Manciola, que, além de CEO da Posiciona Educação e Desenvolvimento, é também autora do livro Bora bater meta: o desafio da venda presencial no mundo digital (DVS Editora).
Mas, antes de tudo, vamos entender melhor essa ferramenta?
O que é o Telegram?
Disponível para uso em Android, iOS e também via desktop, é um aplicativo russo para troca de mensagens que não tem nada de novo, na realidade, foi criado há sete anos. Atualmente, reúne cerca de 200 milhões de usuários no mundo inteiro.
De acordo com a última pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em setembro, no Brasil o Telegram está instalado em 35% dos smartphones – um salto de 16% em um ano, sendo 8% em apenas seis meses.
A empresa garante que oferece uma segurança maior com relação aos dados e à preservação da privacidade dos usuários. Além disso, os grupos guardam o contato dos participantes e têm capacidade de reunir até 200 mil membros, enquanto no WhatsApp o limite é de 256 pessoas.
Há também recursos como chatbot e realização de enquetes, mas a principal singularidade do canal é que, dentro dos grupos, é apenas o criador que fala. Ou seja, é possível enviar comunicações, como ofertas, de forma bastante organizada.
5 dicas para usar bem o recurso
“Embora seja uma ferramenta que nem todo mundo usa, cresceu muito durante a pandemia”, diz Carol Manciola. Na opinião da especialista em vendas, é uma solução que pode ser empregada pelo varejo alimentar, com ainda mais facilidade por mercados de vizinhança. A seguir, ela orienta quem quer começar a atuar em mais esse canal.
1. Mapeie seus clientes
O primeiro passo, segundo Carol, é mapear os diferentes tipos de clientes, os dias da semana em que mais frequentam as lojas e os produtos que costumam comprar. Esse controle pode ser feito via CRM, notas fiscais, conversas com operadores de caixa e até pelo acompanhamento de pedidos de delivery ou para retirada em loja.
2. Segmente os envios
Uma vez que os grupos ou clusters estiverem definidos, divulgue as ofertas adequadas, nos dias da semana mais oportunos. No caso das grandes redes, você pode criar grupos diferentes por bairros. “Têm muitas pessoas que ainda gostam de pesquisar preços antes de fazer suas compras”, acredita Carol.
Ela pontua que a efetividade da comunicação pelo Telegram é maior do que a das listas de transmissão por WhatsApp, em que muitas vezes o destinatário não recebe a oferta por não ter o telefone do supermercado gravado em seu telefone.
3. Estimule o cadastro
Uma das maneiras de incentivar o shopper a fazer parte do grupo de Telegram da sua loja é caprichar na comunicação. Pode ser via QR Code no PDV físico, e-mail marketing, site ou e-commerce, por exemplo.
4. Use o Telegram para ampliar a parceria com a indústria
Assim como um supermercado faz acordos com a indústria para inserção em encartes, pontas de gôndola e checkout, também é possível incluir o Telegram no pacote. “Exemplo: enviar ofertas do fornecedor x vezes ao mês para estimular o giro de vendas na loja”.
Afinal, a ideia é inovar na comunicação com o shopper, mas sempre de olho no incremento da receita.
Fonte: Super Varejo