Com a pandemia, temos sido convidados a nos reinventar dia após dia. No contexto das relações comerciais, as vendas pela internet cresceram consideravelmente em comparação com o ano de 2019.
De acordo com um levantamento feito pela Aivo, a comunicação entre organizações e clientes pelo WhatsApp cresceu 500% somente entre os meses de fevereiro e abril de 2020. E esses dados traduzem a importância dessa mídia para o contexto atual.
Neste artigo, você conhecerá como as empresas estão usando essa ferramenta e descobrirá que medidas devem ser tomadas para garantir que os clientes sejam bem atendidos.
Quais são as empresas que estão otimizando as vendas pelo WhatsApp
O atendimento humanizado é o conceito da vez. Se, antes da pandemia, ele já era uma tendência, agora é praticamente impossível pensar em uma jornada de compra sem passar por esse recurso.
É isso que fez com que o Boticário, gigante no segmento de beleza e cosmética, aderisse a essa forma inovadora de lidar com os clientes. Basta acessar o site da empresa e clicar no ícone do WhatsApp.
O cliente é direcionado para a rede social e, após um simples “olá”, é recebido com uma mensagem de boas-vindas e menu de acesso para a loja física ou online. As etapas seguintes dependem do tipo de atendimento solicitado.
Outro exemplo de empresa que tem usado o recurso do WhatsApp é a Hering. Assim que o site da empresa é aberto, o cliente já visualiza o ícone dessa rede social quase que instantaneamente.
A Hering disponibiliza dois canais para atender os clientes pelo WhatsApp. Um deles é voltado para o público adulto e o outro, para o infantil. Essa divisão de categorias já indica, por exemplo, que a linguagem empregada em cada caso se adequa ao público.
Além das empresas mencionadas, centenas de organizações adotaram essa estratégia de vendas pelo WhatsApp como forma de estarem mais próximas dos seus clientes. Na maioria dos casos, o canal é disponibilizado no próprio site.
Quais são as vantagens de vender pelo WhatsApp?
Ao contrário do que acontece em uma compra no e-commerce, em que os processos são os mesmos para todos os compradores, o WhatsApp considera o fator humano. Isso é fundamental para valorizar as particularidades de cada cliente.
Além das tradicionais mensagens escritas para apresentar os produtos e compreender o que o cliente deseja, é possível fazer chamadas de áudio ou vídeo. Nesse caso, é fundamental pedir autorização antes de pegar o cliente desprevenido.
Outro benefício do WhatsApp Business está relacionado à usabilidade. Em 2020, a rede social ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários. Com tantas pessoas usando o app, as chances de fazer negócios por meio dele são altamente atrativas.
Se você já usa o WhatsApp Business ou pretende inserir em sua empresa, é fundamental contar com um planejamento bem estruturado, como mencionaremos a seguir.
Continue a leitura para saber como aperfeiçoar a experiência do cliente por esse canal.
Como oferecer as melhores experiências de compras pelo WhatsApp?
Uma das melhores estratégias de monitoramento das vendas pelo WhatsApp é a metodologia do Cliente Oculto. Essa função é desempenhada por uma pessoa comum, que depois de receber o devido treinamento, poderá monitorar este novo canal de venda.
O Cliente Oculto pode te ajudar a compreender se as respostas aos clientes estão sendo satisfatórias, se as estratégias de marketing de conteúdo estão gerando leads, entre outros processos.
As atitudes do Cliente Oculto são direcionadas por um roteiro que engloba as necessidades da sua empresa. Como estamos tratando de uma abordagem ampla e altamente personalizada de análise, fica difícil abordar as variadas possibilidades.
Entretanto, para você ter uma ideia de como isso funciona, selecionamos alguns critérios de avaliação, como os seguintes:
Gatilhos mentais: O Cliente Oculto analisará se sua empresa é capaz de fechar vendas de acordo com os requisitos da rede social
Conteúdo atrativo: O Cliente Oculto poderá identificar a frequência de mensagens, o nível de linguagem e a frequência das interações, por exemplo. Essa percepção ajuda a mensurar que tipo de comportamento sua empresa está adotando em relação ao cliente.
Identidade visual: O WhatsApp é uma ferramenta de trabalho e deve ter logotipo e imagens que identifiquem a sua empresa. O Cliente Oculto será capaz de identificar de que modo a comunicação visual interfere na experiência do cliente.
Atendimento: Outro fator de análise que pode ser usado é o horário e a qualidade do atendimento. O cliente não pode ficar sem resposta ou, o que é pior, receber uma comunicação mecânica que nada tem a ver com as necessidades dele.
Além dessas, existem dezenas de categorias que podem ser avaliadas pela metodologia de Cliente Oculto aplicada às vendas pelo WhatsApp. Tudo vai depender do que você pretende investigar e dos seus objetivos após o recebimento do relatório.
Conte com a SAX para atingir o faturamento que você deseja e aprimorar ainda mais a experiência positiva do seu cliente em relação ao seu negócio.
Fonte: SAX BLOG