• Institucional
    • Histórico
    • Diretoria 2022-2023
    • Equipe
  • Serviços
    • Assessoria Jurídica
    • Assessoria Contábil
  • Capacitação
    • Cursos & Treinamentos
  • Eventos
    • Calendário AMAS – 2020
    • SUPERAMAS
    • Feijoadamas
    • Café e Negócios
  • Galeria
    • Ver página
    • Fotos
    • Vídeos
  • Notícias
    • Todas notícias
    • Geral
    • Releases
    • Jurídico
    • Superamas
    • Contábil
  • Associe-se
    • Benefícios
    • Associados
    • Seja um Associado
  • Contato
Área restrita
Área restrita
Fazer login

AMAS

  • Institucional
    • Histórico
    • Diretoria 2022-2023
    • Equipe
  • Serviços
    • Assessoria Jurídica
    • Assessoria Contábil
  • Capacitação
    • Cursos & Treinamentos
  • Eventos
    • Calendário AMAS – 2020
    • SUPERAMAS
    • Feijoadamas
    • Café e Negócios
  • Galeria
    • Fotos
    • Vídeos
  • Notícias
    • Geral
    • Releases
    • Jurídico
    • Superamas
    • Contábil
  • Associe-se
    • Benefícios
    • Associados
    • Seja um Associado
  • Contato
  • Página Inicial
  • NOTÍCIAS
  • Geral

20 janeiro 2020, 10:12

Setor supermercadista espera vendas mais aquecidas no verão 2020

Os passos dados pela economia e pelo varejo brasileiro, em 2019, despertou mais confiança no empresário supermercadista em relação às comercializações nos primeiros meses de 2020 — que têm no verão o principal propulsor de vendas. A conclusão vem de um levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com a pesquisa, 57% dos supermercadistas apostam no aumento das vendas durante o verão, o que corresponde a um salto de 12 pontos percentuais em relação ao estudo anterior, quando a fatia dos mais otimistas foi de 45%. No grupo dos que esperam estabilidade nas vendas, este dado passou de 49% para 32%.

“Este movimento é reflexo do desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor ano para o setor de supermercados desde 2014, porque não registramos nenhum número negativo”, analisa o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. “A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com melhora do nível de emprego, aumento da confiança de empresários e consumidores e reação positiva da indústria.”

Vendas por seções

A cesta de bebidas é uma das mais favorecidas durante a temporada de verão, período que concentra outra importante ocasião para o varejo: o carnaval. Para o verão 2020, o varejo espera um salto de 14,3% nas vendas de cerveja, categoria que também liderou as expectativas na pesquisa anterior. Por essa razão, 73% dos respondentes pretendem comprar mais cerveja para reforçar seus estoques. Na sequência, considerando as principais apostas de crescimento acima de dois dígitos, estão a água mineral, 13,1%, suco, 12,1%, espumante , 12%, e energéticos, 11%.

Dentre os alimentos leves que são consumidos nessa época de calor, o sorvete e o queijo são os itens com maiores expectativas de crescimento de vendas, com respectivas altas esperadas de 11,9% e 11,8%. Completam essa relação os iogurtes e a massa instantânea, ambos com previsão de crescimento de 9,9%, os pratos prontos 7,7% e as sobremesas prontas gelificadas, 6,7%.

O levantamento da Abras também contempla a cesta de higiene e beleza, outra seção que é impulsionada durante o verão. Neste campo, a principal aposta de crescimento está relacionada à categoria de protetor solar, cuja expectativa está em 14%. Na pesquisa anterior, este item ocupava a segunda posição. Na sequência, estão os cremes depilatórios, 12,1%, e os repelentes, 11,5%. O bronzeador, 10,4%, e o pós-xampu, 10,1%, completam a lista de crescimento esperado acima de dois dígitos.

Em relação às ações esperadas por parte das indústrias para incrementar as vendas, as promoções permanecem sendo apontadas como a principal para 82% dos supermercadistas, seguidas por ações nos pontos de venda, 64%, e apoio para tabloide 48%, ações de merchandising, 45%, atendimento especializado, 27%, e lançamentos de produtos, 25%, conforme revela o levantamento da Abras, que contou com a participação de quase cem empresas supermercadistas.

Assessoria de Comunicação da ABRAS

A Associação Sul – Mato – Grossense de Supermercados é uma entidade de classe que congrega empresários de supermercados de todo o estado de Mato Grosso do Sul. Tem por princípio a defesa dos interesses dos associados e a profissionalização do setor, contribuindo no fortalecimento da economia regional

Seja um Associado

AMAS - Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados

Rua Delegado José Alfredo Hardman, 308
Jardim Veraneio Parque dos Poderes
CEP 79037-106
Campo Grande-MS
(67) 3356-4450

Criado por RINO3 Marketing Digital