publicidade

Notícias

Pres. da AMAS, Edmilson Verati (1)

Verati cobra maior participação dos supermercadistas do interior nas decisões da CCT

25-09-2018

Decreto que transforma o setor em Atividade Essencial autoriza automaticamente abertura aos domingos e feriados. Presidente coloca o corpo jurídico da AMAS à disposição dos associados do interior do estado

A ausência dos supermercadistas do interior de Mato Grosso do Sul nas reuniões que decidem a CCT - Convenção Coletiva de Trabalho -, e que leva o setor a perder os benefícios como Atividade Essencial, foi o principal alvo do pronunciamento do presidente da AMAS, Edmilson Verati, ao abrir a SUPER AMAS 2018, na terça-feira (11/10), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS).

“Não podemos aceitar essa situação, temos que nos fazer presentes nestas reuniões e deixar claro que o setor é uma Atividade Essencial”, frisou Verati. Para ele a ocorrência tem colocado os supermercados numa condição de igualdade em relação aos demais segmentos do comércio o que os impede de se beneficiarem com a medida.   

É na prática uma convocação para que os supermercadistas façam cumprir e se beneficiem do DECRETO Nº 9.127, DE 16 DE AGOSTO DE 2017, que anuncia a inclusão do “comércio varejista de supermercados e de hipermercados no rol de atividades autorizadas a funcionar permanentemente aos domingos e aos feriados civis e religiosos”,  reconhecendo assim o setor como Atividade Essencial.

“Com a aprovação da Reforma trabalhista, o Acordado prevalece sobre o Legislado e infelizmente estamos perdendo este status em algumas regiões do estado onde a Federação Patronal e a Federação Laboral fecharam acordos que colocaram os Supermercados numa condição de igualdade em relação ao comercio em geral”, esclareceu o Presidente.

Segundo Verati as empresas supermercadistas têm liberdade de decisão junto aos seus colaboradores. “A AMAS defende a livre iniciativa, e a liberdade para que cada empresa do setor decida, junto aos seus colaboradores, se deve ou não abrir aos domingos e feriados”.  O Presidente ainda pontua, que o “corpo jurídico da entidade está à disposição dos associados para prestar esta assessoria nas próximas Convenções - não deixem de nos avisar”.

O telefone da Assessoria Jurídica da AMAS: (67) 3356 4450.

Assessor: Dr. João Luiz Rosa Marques

E-mail: juridico@amasms.com.br

 

Veja o discurso do Presidente da AMAS, Edmilson Verati, na abertura da SUPER AMAS 2018. Clique aqui.



Assessoria de Comunicação AMAS