publicidade

Notícias

O DESTAQUE

Presidente Verati parabeniza Governo do Estado pela flexibilização do regime de Substituição Tributária, na abertura da SUPERAMAS 2017-09-27

27-09-2017

O 27º Congresso e Exposição Sul-Mato-Grossense de Produtos e Serviços – SUPERAMAS 2017, que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e conta com mais de 40 parceiros e um total de 11 patrocinadores, chega ao seu segundo e ultimo dia, nesta quarta-feira (27).

Ontem (terça-feira/26), a abertura teve inicio por volta das 14h e contou com a presença do governador do estado, Reinaldo Azambuja, e das grandes lideranças do setor produtivo do estado, o que bem demonstra o valor classista da AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados- e do SINDSUPER – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande -, realizadores do evento. Antes, da solenidade passou pelo Centro de Convenções, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, que por motivo de agenda não presenciou o ato, cumprimentou os presidentes da AMAS, Edmilson Verati, do SINDSUPER, Adeilton Feliciano do Prado, da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados -, João Sanzovo Neto – supermercadistas e expositores.

Mesa de autoridades com o Presidente Edmilson Verati, ao lado do Governador Reinaldo Azambuja, e representantes do comércio e indústria

A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente da AMAS, Edmilson Jonas Verati; Adeilton Feliciano do Prado, Presidente do Sindisuper; João Sanzovo Neto, Presidente da ABRAS; Áureo Francisco Akito Ikeda, Presidente da ASMAD - Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores –; Sergo Longen, Presidente da FIEMS-Federação das Indústrias do Estado de MS -; Edson Ferreira de Araújo, Presidente da Fecomércio MS; Claudio Mendonça, Diretor Superintendente do SEBRAE MS e o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Inúmeras autoridades prestigiaram a abertura da SUPERAMAS 2017

Na platéia estavam os Secretários de Estado, Jaime Verruck, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO); e de Governo (SEGOV), Eduardo Corrêa Riedel, de Governo e Gestão Estratégica; ainda o Presidente Associação das Micros e Pequenas Empresas MS (Amems), Delmar Ribeiro Martins; Secretário Municipal de Defesa do Consumidor, Valdir Custódio; Coordenadora do Procon de Campo Grande, Daniele Benites; Superintendente do Ministério do Trabalho, Vladimir Struck; Presidente do Conselho regional de Medicina Veterinária MS, João Vieira de Almeida Neto; Diretora Regional do Sesc, Regina Ferro; e o Delegado Regional da Receita Federal, Edson Ishikawa.

Presidente da AMAS, Edmilson Verati

O evento chegou destacando a importância do setor supermercadista dentro da economia do Estado e do país. Em seu pronunciamento ao dar por aberta a SUPERAMAS 2017, o Presidente da AMAS, Edmilson Verati, disse que nos dias de hoje o setor supermercadista emprega dentro de Mato Grosso do Sul aproximadamente 22 mil pessoas. O Presidente destacou também a conquista dos supermercados serem considerados nacionalmente como um setor de atividade essencial. “Recentemente, a AMAS se fez presente em Brasília com sua diretoria para comemorar mais uma conquista da nossa ABRAS, conquista que aguardávamos há 20 anos, que foi a publicação do decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, reconhecendo os supermercados como atividade essencial da econômica”, informou e destacou: “A AMAS defende a livre iniciativa, e a liberdade para que cada empresa do setor decida, junto dos seus colaboradores, se deve ou não abrir aos domingos e feriados”.

“...mais fôlego ao fluxo de caixas das empresas”

“E, falando em coisas boas”, continuou Verati, fixando olhar em direção ao Governador do Estado, “...no âmbito Estadual, conseguimos recentemente uma grande conquista junto ao Governo do Estado  que foi o Decreto nº 14.773, de 28 de junho de 2017 que regulamenta a flexibilização do regime de Substituição Tributária para o recolhimento de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), foi dado um prazo de até 15 dias para recolher o ICMS, dando mais fôlego ao fluxo de caixas das empresas, evitando também que caminhões ficassem parados em nossos postos fiscais, ganhos agilidade  logística e operacionais, proporcionando a possibilidade de vender antes de recolher o tributo, ganhando assim mais competitividade no mercado. Esse foi um pleito da AMAS, juntamente com demais entidades representantes do Setor Produtivo, que foi atendida pelo governador Reinaldo Azambuja”, agradeceu o Presidente da AMAS.

Edson Araújo, Pres. Da FECOMÉRCIO/MS

Em seguida os demais membros da mesa se pronunciaram colocando em destaque o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul com medidas fiscais de combate a crise. Adeilton Feliciano do Prado (SINDSUPER) considera “sensibilidade da equipe econômica estadual”; Edson Araújo (Fecomércio), “contribuiem com o crescimento das empresas e abertura de novas vagas de trabalho”; Claudio Mendonça (Sebrae), “proporcionam mais fôlego aos  micros, pequenos e médios empresários”; e Sérgio Longen (Fiems) “a repactuação dos incentivos fiscais, que dará segurança jurídica e tranqüilidade para os empresários que aqui estão e que pretendem trazer seus investimentos”.

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto

João Sanzovo Neto, Presidente da ABRAS, reafirmou em sua fala que o setor supermercadista vem crescendo nos últimos anos, mesmo em meio a crises. “De janeiro a julho, as vendas do setor supermercadista cresceram 0,73%. Um resultado positivo, principalmente em um cenário econômico desafiador”, afirmou. Sanzovo ainda acrescentou que o reflexo da crise ainda existe, mas que o cenário econômico já começa a dar sinais de melhora. “A confiança do consumidor e da indústria subiu em setembro, segundo a fundação Getúlio Vargas. O que nos impulsiona em melhores expectativas para os próximos meses”, finaliza.

Jornalista Cristiana Lôbo, com a palestra “Cenários e Perspectivas Política e Econômica”.

Após a solenidade de abertura houve a palestra Magna, com a jornalista Cristiana Lôbo, e em seguida a inauguração e o funcionamento da Feira de Negócios. A SUPERAMAS 2017 segue nesta quarta-feira (27), com mais duas visitas técnicas, palestras, Evento Feminino, fechando com a Feira de Negócios.

A SUPERAMAS 2017 tem como Parceiro Diamante: SEBRAE, FECOMÉRCIO – MS, BROKER PANTANAL, ATACADO BATE FORTE, SEMAGRO - A SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PRODUÇÃO E AGRICULTURA FAMILIAR -, e GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL; Parceiro Platina: TORINO IVECO; Parceiro Ouro: SICREDI e MS GÁS; Parceiro Prata: BANCO DO BRASIL e SODEXO: e Apoio: ABRAS e ASMAD.

Assessoria de Comunicação AMAS