publicidade

Eventos saas

Super Amas 2018

25-09-2018 - AMAS COMEMORA O SUCESSO DA SUPER AMAS 2018

Mais de 3.500 visitantes espaço mais amplo e melhor estruturado, novo formato, exposição com mais de 3.000 m² de área, 49 empresas, novos expositores, feira com multiatividades, muitas novidades em tecnologia, produtos, serviços, renomados palestrantes e evento paralelo marcaram o sucesso da SUPER AMAS 2018 - 28º Congresso e Exposição Sul-Mato-Grossense de Produtos e Serviços para Supermercados, Mercearias, Conveniências e Padarias -, promoção da AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados -, em conjunto com o SINDSUPER - Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande – e o SINDEPAN/MS - Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria – no período de 11 a 13 de setembro, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS).

Eduardo Terra

O Varejo do Futuro” – Este ano a programação do evento apresentou esta inversão. Com o tema “O Varejo do Futuro”, a Palestra Magna aconteceu antes da solenidade oficial de abertura, do evento, na tarde de terça-feira (11/09).  O renomado palestrante Eduardo Terra, presidente da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo - e membro do Conselho Administrativo de Empresas de Varejo -, promoveu reflexão sobre a digitalização das lojas, a oportunidade de rever as categorias, a automação, a tecnologia, os formatos, o e-commerce e o novo consumidor.

  Mesa de autoridades da solenidade de abertura da SUPER AMAS 2018. Da direita para esquerda: Adeilton Feliciano do Prado (Fecomércio/MS) / Claudio Mendonça (Sebrae/MS) /Marcos Trad (Prefeito de Campo Grande) / Mário Sérgio Miguel (Asmad) / Luiz Tadeu Gaedicke (Sindsuper) / Edmilson Verati (AMAS) / João Sanzovo Neto (ABRAS) / Marcelo Novaes (Sindepan)

Imediatamente após a Palestra Magna, no lotado auditório do Albano Franco, o presidente da AMAS, Edmilson Verati, como anfitrião, recebeu o presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados -, João Sanzovo Neto, autoridades regionais e representantes das principais entidades do setor produtivo do Mato Grosso do Sul, para solenidade oficial de abertura da SUPER AMAS 2018.

  Edmilson Verati – Pres. AMAS

Novos caminhos Em pronunciamento, Verati destacou o decreto 9.127, que reconhece supermercados como atividade essencial para funcionar aos domingos e feriados.  Convocou os supermercadistas para participarem das reuniões que decidem, no interior do estado, a CCT - Convenção Coletiva de Trabalho - e que têm colocado os supermercados numa condição de igualdade em relação ao comércio em geral o que os impede de se beneficiarem com a medida.  “Não podemos aceitar essa situação, temos que nos fazer presentes nestas reuniões e deixar claro que o setor é uma Atividade Essencial. A AMAS está disponível com seu corpo Jurídico para prestar esta assessoria nas próximas Convenções - não deixem de nos avisar”, ressaltou o Presidente.

Ao falar sobre o crescimento do setor supermercadista no Mato Grosso do Sul, o Presidente da AMAS evidenciou a tendência transformadora no varejo: “o setor varejista não tem mais espaço para o amadorismo, e a profissionalização é o caminho para a rentabilidade e eficiência em todos os processos. Nosso setor requer muita atenção e cuidado nas operações das lojas”.

Além de agradecer as presenças e o apoio das autoridades, patrocinadores e expositores, Verati enalteceu, a efetiva participação do segmento panificação na SUFPER AMAS 2018, através do Sindepan/MS - Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias de Mato Grosso do Sul -, bem como a integração com a Olimpíada do Conhecimento, evento paralelo realizado pelo SENAI/MS.

João Sanzovo Neto – Pres. da ABRAS

 

Cenário O Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, por sua vez, citou a importância do trabalho da UNECS - União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços – como interlocutora do setor varejista brasileiro, ao falar sobre o reconhecimento da Atividade Essencial dos Supermercados e, dentre outros, a permissão, em tratativas, para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica.

Sanzovo elogiou a diretoria da AMAS e os parceiros na realização da SUPER AMAS 2018 e lembrou a responsabilidade do setor na mudança política que se aproxima, ao apontar algumas das principais demandas como a segurança, a reforma tributária e abertura de postos de trabalho, assinalando: “O mercado real somos nós os empreendedores e nossos colaboradores. Somos a principal alavanca de inclusão social no País. Não somos nós os especuladores do mercado, somos sim alvos permanentes de uma ação predatória de um setor bancário desfiscalizado que nos impõe, sem dó, as maiores taxas de juros do planeta”.

Meu Mercado em Casa-Diante de uma plateia com cerca de 500 convidados entre empresários, autoridades e expositores, o líder supermercadista nacional classificou as transformações do varejo, como tema que o setor não pode ignorar. “Precisamos nos atentar às transformações demográficas e culturais pelas quais os consumidores estão passando. A revolução tecnológica já começou e está mudando completamente os hábitos de consumo do brasileiro. Os supermercadistas precisam se adaptar a tempo e continuar evoluindo e crescendo junto com as mudanças”. E, anunciou: “Por isso, a ABRAS e a Marketplace estão juntas na plataforma online “Meu Mercado em Casa” (e-commerce para supermercados), que irá auxiliar os varejistas a se prepararem melhor para o e-commerce e sem gastar muito para isso. Adaptar-se às novas exigências de consumo será fundamental”, discursou Sanzovo Neto.

Adeilton Feliciano do Prado – Vice Pres. da FECOMÉRCIO/MS

Registraram ainda suas impressões sobre o encontro corporativo o vice-presidente da Fecomércio/MS, Adeilton Feliciano do Prado; o superintendente do SEBRAE/MS, Claudio Mendonça; o vice-presidente da ASMAD – Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores -, Mário Sérgio Miguel; cujas palavras destacaram a força e a relevância da SUPER AMAS, conquistadas ao longo de 28 anos.

Sérgio Longen, Pres. da FIEMS

O presidente da FIEMS – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul -, Sérgio Longen, propagou os serviços do SESI, SENAI e IEL. “O SESI conta com o recém-inaugurado Centro de Inovação, um espaço que desenvolve soluções na área de saúde e segurança para o trabalhador, e a Startup, com a educação corporativa, enquanto o SENAI tem um programa de logística reversa e energia fotovoltaica, e o IEL oferece um programa de estágio, serviços e produtos que vêm para facilitar a vida dos supermercadistas”, fazendo referência a prestabilidade do estande da FIEMS na Feira de Negócios da SUPER AMAS 2018.

Jaime Verruck – Secretario da SEMAGRO

O titular da SEMAGRO – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, identificou a SUPER AMAS como “um dos principais instrumentos de negócios do setor produtivo no estado” e anunciou assinatura do acordo entre uma indústria de celulose e o estado, durante a Feira de Negócios. “O setor produtivo trabalha unido e com alinhamento de demandas em prol do desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”, afirmou Verruck.

Marcos Trad, Pref. de Campo Grande

No mesmo sentido, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, também falou sobre a importância da unidade dos setores de produção e destacou os supermercados, disse ele: “Em cada uma das sete regiões da cidade há um supermercado, que por sua vez compra de um grande atacadista. Mas todos eles sobrevivem da comercialização de alimentos, mostrando que o fim é o mesmo e que é preciso crescer juntos para sobrevivência”, sublinhou o Prefeito.

Marcelo Novaes, Pres. do SINDEPAN MS

Marcando o final dos pronunciamentos, Marcelo Novaes, presidente do SINDEPAN/MS, foi breve e objetivo ao falar da satisfação do setor de panificação em estar presente no maior evento varejista de Mato Grosso do Sul. “O segmento ampliou a presença na feira diante da necessidade de ser fortalecido e reinventado. Os empresários da panificação têm participado cada vez mais de eventos como este para conhecer mais inovações e tecnologias disponíveis”, disse o Presidente do Sindepan/MS.

O desenlace da fita inaugural da Feira de Negócios, foi realizado pelos presidentes AMAS, Edmilson Verati; da ABRAS, João Sanzovo Neto; do SINDSUPER, Luiz Tadeu Gaedicke; do SINDEPAN/MS, Marcelo Novaes; da FIEMS – Federação das Indústrias MS -, Sérgio Longen; pelo vice-presidente da FECOMÉRCIO/MS, Adeilton Feliciano do Prado; pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime  Verruck; e pelo superintendente do SEBRAE/MS, Claudio Mendonça, sob os aplausos das demais autoridades convidadas, expositores, supermercadistas, panificadores e visitantes varejistas.

Feira de NegóciosCom 3.150 m² de área e 49 estandes a Feira de Negócios da 28ª edição da SUPER AMAS, considerada uma das maiores da região Centro Oeste do País e a melhor do setor varejista no Mato Grosso do Sul, teve a fita descerrada e liberada ao público logo depois da solenidade oficial de abertura. “Este ano, com o retorno para o Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, a feira superou as melhores expectativas”, aponta o presidente Verati.  Cerca de 3.000 pessoas, entre empresários e profissionais do canal de distribuição de alimentos, participaram das palestras show, voltadas aos segmentos de panificação e supermercados, conheceram novas tecnologias, novos produtos e serviços.

Espaço da Panificação

Espaço da Panificação – A Feira de Negócios estreou o “Espaço da Panificação”, sob a coordenação do SINDEPAN/MS. A programação ofereceu 9 cursos ministrados aos visitantes por especialistas da área.

Convênio Super Parceiros

Super Parceiros – Voltado à qualificação e ao aprimoramento profissional dos associados, o presidente da AMAS, Edmilson Verati, assinou, durante a feira, convênio de parceria com a participação do SEBRAE/NS, SENAC/MS, SINDSUPER e a FECOMÉRCIO/MS.

Outras três importantes atividades apresentaram-se como pilares do sucesso da SUPER AMAS 2018. São elas:

Visitas Técnicas - Foram duas Visitas Técnicas nas quais participaram cerca de 100 pessoas, entre empresários e gerentes de lojas.

Visita no Supermercado Extra

A primeira, na manhã de quarta-feira (12) e monitorada pela especialista em Varejo, Stella Beluzzi, ocorreu no “Supermercado Extra” – Joaquim Murtinho.

Visita na Cidade Solar

A segunda, monitorada pelo secretário Executivo da AMAS, Yuri Miranda, e o CEO da Solar Energy, Hewerton Martins, aconteceu na “Cidade Solar”, na manhã de quinta-feira (13).

Mais de 80 horas de congresso

Congresso - 10 palestrantes com especialidades no varejo, marketing, economia, administração e no direito, cheios de novidades, apresentaram importantes contribuições ao discorrerem, por mais de 80 horas de congresso, sobre o uso da tecnologia na prevenção de perdas, nova postura do consumidor, estratégias de vendas, energia solar, geração de novos negócios, segurança alimentar, legislação trabalhista e operação de loja.

 Cerca de 100 mulheres no auditório do Albano Franco

Evento Feminino A atividade da Comissão Feminina da AMAS, também alcançou sucesso inesperado. A palestra “ O Sucesso Usa Salto”, com a empresária e Master Coach, Nair Rech, colocou cerca de 100 mulheres no auditório do Albano Franco. Também houve mudanças: 1 kg de alimento não perecível, como ingresso, que foi doado à SIRPHA – Lar do Idoso, e alteração no horário de realização passando das 17h00 para 19h00.

Com a palavra o Presidente da AMAS

“Este ano, o nosso crescimento foi 30% superior em relação ao numero de empresas participantes nos eventos anteriores e o espaço, destinado aos estandes aumentou em 20%, o que nos proporcionou um bom ambiente de relacionamento e a realização de atividades destinadas a acrescentar conhecimentos inovadores aos visitantes. Palestrantes com profundo conhecimento em seus temas, que nos deixaram mensagens realmente úteis para prática imediata no dia a dia em nossas lojas. Além disso, tivemos uma forte contribuição dos parceiros expositores e patrocinadores elevando o status institucional do evento o que atraiu mais e novos negócios. Ao nosso lado, acontecendo simultaneamente, houve a integração com a Olimpíada do Conhecimento, de forma a apresentar para o setor varejista as tendências da indústria, enquanto cadeia fornecedora. E, a efetiva participação do público varejista. Claro, como destaque aponto aqui os colegas supermercadistas do interior e da Capital. Vamos agora para a SUPER AMAS 2019”, comemora o presidente Verati.

 

Assessoria de Comunicação AMAS

Isaias do Patrocínio