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13 janeiro 2022, 17:39

Consumo nos lares brasileiros aponta crescimento de 1,97%

O resultado é ainda maior no comparativo com 2020, chegando a 4,43%

A ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados anunciou nesta quinta-feira (13) que o consumo nos lares brasileiros cresceu 1,97%, em novembro de 2021, mantendo sua trajetória de crescimento, na comparação com o mês de outubro.

De acordo com a Associação, o resultado é mais acentuado ainda, quando comparado com o mesmo período de 2020, apresentando alta de 4,43%. Além disso, os dados apontam que de janeiro a novembro de 2021 o consumo se manteve positivo, com acumulado de 2,88%.

Para o presidente da AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de supermercados, Denyson Prado, os resultados são favoráveis ao setor. “Muitos fatores contribuíram para esses resultados. E o esforço concentrado de todos, que tem impulsionado e mantido o crescimento, mesmo com todos os impactos oriundos da pandemia”.

Marcio Milan, vice-presidente Institucional da ABRAS, pontuou as ações que fortaleceram os resultados. “As ações promocionais dos supermercados em novembro, a diversidade de marcas como alternativas para os consumidores de menor poder aquisitivo conjugadas com o pagamento do 13º terceiro aos trabalhadores assalariados contribuíram para o aumento do consumo nos lares”.

*Cesta nacional*

Para a ABRAS, a leve retração no valor da cesta nacional em novembro também pode ter contribuído para o aumento do consumo. No mês de novembro, a cesta  Abrasmercado, composta por 35 produtos de largo consumo nos  supermercados, elaborada pela GFK em parceria com a ABRAS, apresentou recuo discreto, de -0,32%, em novembro em comparação a outubro, fechando o mês de novembro em R$ 697,80. Na comparação com novembro de 2020, o indicador cresceu 13,1%.

Os itens com as maiores altas em novembro na comparação com outubro foram cebola (25,2%), extrato de tomate (22,3%), café torrado e moído (10,0%), biscoito de maisena (6,5%) e sabão em pó (5,8%).

Entre as maiores quedas em novembro ante outubro ficaram carne dianteiro (-4,6%), queijo muçarela (-3,1%), leite longa vida (-2,7%), batata (-2,6%), queijo prato (-2,1%).

Fonte: Assessoria de Imprensa ABRAS

Imagem: shuterstock

A Associação Sul – Mato – Grossense de Supermercados é uma entidade de classe que congrega empresários de supermercados de todo o estado de Mato Grosso do Sul. Tem por princípio a defesa dos interesses dos associados e a profissionalização do setor, contribuindo no fortalecimento da economia regional

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