• Institucional
    • Histórico
    • Diretoria 2022-2023
    • Equipe
  • Serviços
    • Assessoria Jurídica
    • Assessoria Contábil
  • Capacitação
    • Cursos & Treinamentos
  • Eventos
    • Calendário AMAS – 2020
    • SUPERAMAS
    • Feijoadamas
    • Café e Negócios
  • Galeria
    • Ver página
    • Fotos
    • Vídeos
  • Notícias
    • Todas notícias
    • Geral
    • Releases
    • Jurídico
    • Superamas
    • Contábil
  • Associe-se
    • Benefícios
    • Associados
    • Seja um Associado
  • Contato
Área restrita
Área restrita
Fazer login

AMAS

  • Institucional
    • Histórico
    • Diretoria 2022-2023
    • Equipe
  • Serviços
    • Assessoria Jurídica
    • Assessoria Contábil
  • Capacitação
    • Cursos & Treinamentos
  • Eventos
    • Calendário AMAS – 2020
    • SUPERAMAS
    • Feijoadamas
    • Café e Negócios
  • Galeria
    • Fotos
    • Vídeos
  • Notícias
    • Geral
    • Releases
    • Jurídico
    • Superamas
    • Contábil
  • Associe-se
    • Benefícios
    • Associados
    • Seja um Associado
  • Contato
  • Página Inicial
  • NOTÍCIAS
  • Geral

05 maio 2020, 14:37

Caminhos para os pequenos varejistas saírem da crise

Foto: Super Varejo

O 1º de maio foi prestigiado com muita reflexão e vontade de ajudar os pequenos varejistas, no que dependeu da live realizada pelo movimento “Compre do Bairro”, mediado pela jornalista Juliana Rosa, da Globonews, com a participação dos convidados e embaixadores do projeto: Artur Grynbaum (CEO Grupo Boticário), Fred Trajano (CEO Magazine Luiza), Jean Jereissati Neto (CEO Ambev), Marcel Szajubok (CEO Embelleze), Guilherme Weege (CEO Grupo Malwee), Alcione Albanesi (FLC e Instituição Amigos do Bem), Ana Fontes (Instituto Rede Mulher Empreendedora) e André Street, CEO Stone. O encontro contou também com a mensagem de apoio, enviada por Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, e com a ajuda do Sebrae.
 A partir do tema “Crise econômica e pandemia: desafios e oportunidades para o pequeno varejo”, cada convidado aproveitou a live para dar as suas dicas e oferecer insights a respeito da digitalização, parceria e inovação, que muitas vezes podem ser exploradas, de maneira simples, com os recursos que já se tem. “No futuro teremos um mundo diferente do que vivemos até agora, mas não significa que será para pior, e sim que será preciso haver mais solidariedade, empatia e ajuda às pessoas, principalmente às mulheres, que são as mais afetadas financeiramente pela pandemia, por sofrerem violência doméstica e serem as responsáveis pela maioria das tarefas nos lares. Por tudo isso, é preciso comprar mais do pequeno para ajudar no entorno dessa mulher, na comunidade e na família, onde muitas vezes ela é a chefe e a provedora dos recursos”, lembra Ana Fontes, presidente da Rede Mulher Empreendedora (RME).
 De acordo com o levantamento do Sebrae, realizado em 2019, o pequeno varejo brasileiro é responsável por 6,3 milhões dos pequenos negócios e garante o sustento direto, de cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil. Ou seja, o setor é uma importante fonte de renda para quase 43 milhões dos brasileiros no total. Deste montante, a RME assegura que cerca de 40% são liderados por mulheres, que montaram a sua loja ou negócio para minimizarem a situação em que vivem. 
Por conta disso tudo, os CEOs dessas empresas e instituições se reuniram para criar o movimento “Compre do Bairro”, sem fins lucrativos, para melhorar a rentabilidade e a gestão do pequeno negócio, e aumentar o seu fluxo de vendas. Nele, o empresário pode, por exemplo, obter cursos de capacitação como marketing digital, contabilidade, apoio fiscal, entre outros. “Somos oito embaixadores, mas precisamos ganhar muitas vozes, com todos usando as nossas ferramentas, sem custo, como forma de ajudar o pequeno e o microempreendedoral”, explica Marcel Szajubok, CEO da Embelleze.

Fontes sugere que todos os pequenos varejistas revejam também as suas principais despesas, o que podem dispor ou negociar. “O momento é de negociação e busca de parceria na forma de trabalho. Gestão é o nome do jogo, neste momento, e a venda é consequência, não o objetivo, por mais que precisemos. Portanto, avalie o seu produto, serviço, reveja o quanto ele é relevante. O que você pode inovar, dentro do que está fazendo? Pode ser na forma de vender, nos canais, na entrega, criando coisas diferentes, enfim”, completa. Neste quesito, Fred Trajano, CEO do Magazine Luiza, defende a importância do pequeno varejista utilizar os marketplaces disponibilizados pelo programa para se reerguer nesta crise. “Acredito que o setor precisa se digitalizar, se quiser sobreviver. Em 20 dias, mais de 20 mil empresas já entraram na nossa plataforma, mas ainda é pouco perto de tantas empresas, que não têm outra saída que não seja vender online. Não se trata de uma opção, mas de uma necessidade e de um caminho para preservar vidas e conseguir sobreviver economicamente”, conclui. 

Fonte: Super Varejo

A Associação Sul – Mato – Grossense de Supermercados é uma entidade de classe que congrega empresários de supermercados de todo o estado de Mato Grosso do Sul. Tem por princípio a defesa dos interesses dos associados e a profissionalização do setor, contribuindo no fortalecimento da economia regional

Seja um Associado

AMAS - Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados

Rua Delegado José Alfredo Hardman, 308
Jardim Veraneio Parque dos Poderes
CEP 79037-106
Campo Grande-MS
(67) 3356-4450

Criado por RINO3 Marketing Digital